SESAPI LANÇA PROGRAMA INFÂNCIA SEM CÁRIE.
Nesta querat-feira (05), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou o Programa Estadual em Saúde Bucal Infância sem Cárie. O programa visa promover a saúde bucal de crianças e prevenir doenças por meio de ações contínuas e integradas.
O evento, parte do I Fórum Piauiense da Atenção Primária à Saúde, reuniu profissionais da saúde bucal de diversas cidades. A proposta é de envolver todos os 224 municípios do Piauí em ações de prevenção e cuidado para reduzir a incidência de cáries na infância.Foto: Reprodução
A iniciativa começa com a identificação de crianças pelos agentes comunitárias de saúde, que agendam a primeira consulta odontológica. As crianças são acompanhadas trimestralmente por profissionais cirurgiões-dentistas e os pais recebem orientação sobre alimentação e higiene bucal adequada para os filhos.
Durante o lançamento, a coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Roberta Alvarenga, destacou os benefícios do programa.
“O programa inicia os atendimentos com crianças de 0 a 3 anos, tendo como objetivo zerar o índice de cárie nessas crianças. Posteriormente, iremos ampliar o programa para crianças de até 6 anos. A Sesapi também está lançando um aplicativo que conterá os dados das crianças, auxiliando os profissionais e pacientes no controle e monitoramento de forma eficaz”, informou Roberta Alvarenga.Foto: Reprodução
Leila Santos, superintendente de Atenção Primária Saúde e Municípios da Sesapi, enfatizou a importância da inovação no atendimento à saúde bucal.
“Sabemos que programas de saúde bucal já existem, mas precisamos inovar para chamar a atenção da população para que procurem o atendimento e levem as crianças aos postos de saúde. Assim, conseguiremos melhorar a saúde bucal das crianças, representando um ganho significativo para os cuidados da atenção básica”, ressaltou Leila Santos.
O Programa Infância sem Cárie surge como uma importante estratégia para fortalecer a saúde bucal infantil no Piauí, buscando a erradicação da cárie e a promoção de hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
Fonte: Sesapi
Nenhum comentário