PIX AUTOMÁTICO VAI COMEÇAR EM OUTUBRO; VEJA AS NOVIDADES PREVISTAS PELO BC.
A modalidade de pagamento começa a funcionar em 28 de outubro e poderá ser usada para agendar contas de luz, água etc.
O Pix Automático vai funcionar como débito automático e começa a valer em 28 outubro deste ano. Na prática, a nova forma de pagamento será semelhante ao débito automático, que pode ser autorizado nas contas bancárias, com a diferença de que poderá ser feito por Pix.
Segundo o BC (Banco Central), a modalidade será a única novidade deste segundo semestre, conforme agenda evolutiva do Pix (veja abaixo). Já Pix por aproximação será lançado em fevereiro de 2025, como anunciado nesta quinta-feira (4), com as novas regras para o sistema Open Finance.
O Pix automático poderá ser usado para fazer pagamentos, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde etc. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos serão feitos automaticamente.
A principal vantagem em relação ao débito automático, conforme a autoridade monetária, além da instantaneidade nas transações, será a não cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas. O Pix automático poderá alcançar uma quantidade maior de usuários, na comparação com o débito automático.
Para quem recebe o dinheiro — as empresas —, o BC afirma que o Pix automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
Diferenças entre o Pix automático e o débito automático
• O agendamento de contas, como as de luz, telefone, escola e condomínio, poderá ser feito pelo Pix.
• Não haverá cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas.
• A forma de pagamento poderá alcançar um número maior de usuários.
• As transações serão feitas de forma instantânea.
• Poderá aumentar a eficiência, diminuir custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.
Como vai funcionar
Quem tem conta bancária e desejar aderir ao Pix automático precisará apenas informar à empresa (concessionária de energia ou administradora do condomínio, por exemplo) que quer adotar a nova modalidade. A empresa, por sua vez, deverá enviar a proposta do Pix automático ao cliente, via notificação. Estando de acordo, o cliente poderá aderir ao pagamento instantâneo.
O Pix automático será oferecido a pessoas físicas e jurídicas. No caso de pessoas físicas, a oferta da modalidade será obrigatória aos bancos e gratuita para os clientes. Já para as pessoas jurídicas, os bancos poderão escolher se desejam ou não disponibilizar esse tipo de pagamento para cada empresa.
Agenda do Pix
- 28 de outubro/2024 – Pix Automático entra em vigor para facilitar pagamentos recorrentes, de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador
- Fevereiro/2025 – Pagamento por aproximação utilizando o Pix, sem necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira, começa a valer
Agenda futura
- QR Code gerado pelo pagador
- Pix Garantido
- Ferramenta para consulta de transações liquidadas no SPI (Sistema de Pagamento Instantâneo)
- Plataforma Centralizada (Cobrança Centralizada de Pix Cobrança Contratos Inteligentes; Duplicata no Pix)
- Pix Internacional
- API de Pagamentos (sistema de comunicação entre instituições financeiras e sites de vendas)
- Novas formas de iniciação do Pix (NFC; Bluetooth; RFID; Reconhecimento facial)
- Regras para split de pagamentos (separação dos pagamentos, de forma automatizada)
Fonte: CONTA EM DIA|Ana Vinhas/R7
Nenhum comentário