ESPECIALISTAS APONTAM MOMENTO CHAVE NA CAMPANHA DE TERESINA COM INÍCIO DO HORÁRIO ELEITORAL.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Começou nas primeiras horas desta sexta (30) o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e de televisão relativo ao 1º turno das eleições municipais de 2024. Com uma estratégia diferente, pulverizando as inserções ao longo da programação, o horário eleitoral deste ano é apontado como um “momento chave” por especialistas para que os candidatos consigam chegar a eleitores com um perfil diferente dos usuários das redes sociais, massivamente utilizadas pelos políticos.

Em apenas três cidades do Piauí haverá transmissão de programas na televisão, Teresina, Parnaíba e Floriano. Este ano o horário eleitoral se estenderá até o dia 03 de outubro, com 35 dias de duração. Nas eleições para o cargo de prefeito, a transmissão se dará de segunda a sábado, nos seguintes horários:

Rádio – das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10

TV – das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40

A veiculação das inserções deverá observar critérios de proporcionalidade. Nas eleições municipais, a distribuição levará em conta os seguintes blocos de audiência: entre 5h e 11h ; entre 11h e 18h; entre 18h e 0h.

Além disso, no mesmo período reservado à propaganda em rede, as emissoras reservarão, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita em inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido, da federação ou da coligação, distribuídas ao longo da programação transmitida entre 5h e 0h.

O cientista político Germano Lúcio esclareceu que a pré-campanha mais intensa modificou o cenário de anos anteriores.

“Essa eleição é um pouco atípica porque nós tivemos uma pré-campanha que já tinha cara de campanha nas redes sociais. Isso deu uma antecipada no processo. De certa forma, os candidatos que se apresentam hoje não são candidatos totalmente desconhecidos da população, como era anos atrás que não tinha um reforço das redes sociais, hoje o reforço é grande da internet. Esse é um dos momentos chaves do pleito, os programas eleitorais vêm como substrato, para consubstanciar o que foi feito na pré-campanha”, afirmou.

Para o cientista as mudanças deste ano surgem para tentar tornar o horário eleitoral mais atrativo.

“Algumas pessoas veem como algo que atrapalha a programação da TV normal, por isso o TRE teve a ideia de diluir os horários, não fazer mais aquele programa longo. Por isso a programação está diluída com programas rápidos de acordo com o tempo de cada um. Para evitar que fique enfadonho para a população. E o desfecho também para disseminar, de forma mais pulverizada, as ideias das propostas dos candidatos”, finalizou.

CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.