FARMÁCIA POPULAR EXPANDE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO PIAUÍ.

Programa Farmácia Popular beneficiou 284 mil pessoas no Piauí com remédios gratuitos. Em apenas um mês, 2,1 milhões de brasileiros foram contemplados pela nova medida, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente

De janeiro de 2023 a julho de 2024, o Programa Farmácia Popular beneficiou 284 mil pessoas no Piauí com remédios gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepção, um aumento em relação aos 190 mil piauienses atendidos em 2022.

Com a ampliação da gratuidade, mais 20,8 mil pessoas no estado passaram a receber medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Em apenas um mês, 2,1 milhões de brasileiros foram contemplados pela nova medida, que agora oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente.(Foto: Divulgação / MS)

Até o último dia 10 de agosto, os medicamentos mais retirados nas farmácias credenciadas em todo o país foram:

Video Player is loading.
Pause
Unmute

Current Time 0:00
/
Duration -:-


Loaded: 0%
Fullscreen

Sinvastatina 20 mg (38,8 mil pessoas beneficiadas), utilizado no tratamento do colesterol alto;
Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg (13,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da doença de Parkinson;
Budesonida 50 mcg (12,1 mil pessoas beneficiadas), para o tratamento da rinite.

Esses remédios passaram a ser disponibilizados gratuitamente à população a partir de julho último. Para atender a mais de dois milhões de pessoas, o Ministério da Saúde investiu R$ 35,5 milhões.

O Farmácia Popular oferta 41 itens, entre medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes e, até a recente mudança, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose, anticoncepcionais e os absorventes eram gratuitos.

Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com a atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso à saúde para população de todo o Brasil.

PORTAL OITO E MEIA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.