GOVERNO DETERMINA RECOLHIMENTO DE 16 MARCAS DE CAFÉ.
Análises detectam matérias estranhas e impurezas em produtos, e empresas são obrigadas a retirar os
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (2) a suspensão da comercialização de 16 marcas de café torrado, que foram classificadas como impróprias para o consumo. A decisão foi tomada após a detecção de matérias estranhas e impurezas nos produtos, que estavam acima dos limites permitidos pela legislação.
Reprodução: FreepikGoverno determina recolhimento de 16 marcas de café
As 16 marcas de café impróprias para consumo são Oba Oba Sorriso, Exemplar, Matão, Belo, Moreno, Pureza, Terra da Saudade, Góes Tradicional a Vácuo, Serra do Brasil, Cambeense, Dourados, Do Norte, Salute, Ivaiporã, Terra da Gente e Dona Filinha.
O Mapa orienta os consumidores a não consumirem os cafés listados e a solicitar a substituição dos produtos adquiridos, conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso algum desses produtos ainda seja encontrado à venda, o ministério recomenda que o consumidor entre em contato com o canal oficial Fala.BR, informando o local de compra e o endereço do estabelecimento.
A responsabilidade pela fiscalização desses produtos recai sobre o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal, ressaltou que as fiscalizações têm sido intensificadas desde a Operação Valoriza, realizada em março de 2024, que concentrou esforços na inspeção de cafés durante duas semanas. "Após essa operação, o Mapa continuou com as fiscalizações de rotina e atendeu a denúncias recebidas através da plataforma Fala.BR", afirmou Verona.
As ações de fiscalização e análise dos produtos fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFraude), que tem como objetivo diminuir as fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de gêneros de origem vegetal.
Com informações de Agência Brasil
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.
Nenhum comentário