PIAUÍ ALCANÇA MAIOR NOTA DO IDEB NO ENSINO MÉDIO ENTRE OS ESTADOS DO NORDESTE.
Por MEC e Estadão Conteúdo - Fonte: MEC
O ensino médio no Piauí alcançou a maior nota entre os estados do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) de 2023. Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado registrou 4,5 pontos, mesmo patamar alcançado por Pernambuco.
Em suas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou o resultado e afirmou que “esse é um reconhecimento ao esforço coletivo dos nossos professores, alunos e toda a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade. Graças à expansão do ensino em tempo integral e a muitos outros investimentos, estamos transformando a educação do nosso estado e preparando nossos jovens para um futuro de oportunidades e conquistas”, postou.
Foto: Letícia Santos/Ascom Seduc
O estado ultrapassou a meta proposta para 2021 que era de 4,1 pontos para as escolas estaduais, ficando com 4,3. O indicador foi criado em 2007 - na gestão de Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda no MEC -, com metas para as redes até 2021. Este é o primeiro ano no qual não há objetivos específicos a serem alcançados. O MEC, porém, tem considerado os objetivos para 2021 e afirma que elabora um novo indicador para a qualidade a partir de 2025.
"Não há nenhuma política pública que tenha êxito sem ter metas, objetivos, planejamento, estratégia. Esse é um encontro importante para educação pública brasileira para que a gente possa nortear os passos seguintes para educação básica no nosso País", disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
IDEB Ensino Médio | ||
Piauí | Nota alcançada em 2023 | Meta para 2021 |
Total | 4,5 | 4,8 |
Rede Privada | 5,9 | 6,9 |
Rede Estadual | 4,3 | 4,1 |
Fonte: MEC
Demais resultados
O estado ainda alcançou 5,9 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,8 pontos a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, a meta também foi atingida com 5,2 pontos.
IDEB Ensino Fundamental anos iniciais | ||
Piauí | Nota alcançada em 2023 | Meta para 2021 |
Total | 5,9 | 5,1 |
Rede Pública | 5,7 | 4,9 |
Rede Privada | 7,1 | 7,2 |
Rede Estadual | 6,4 | 4,8 |
Fonte: MEC
IDEB Ensino Fundamental anos finais | ||
Piauí | Nota alcançada em 2023 | Meta para 2021 |
Total | 5,2 | 5,1 |
Rede Pública | 4,9 | 4,8 |
Rede Privada | 6,4 | 7,0 |
Rede Estadual | 5,2 | 4,7 |
Fonte: MEC
Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais.
“Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.
Para enfrentar os desafios nessas duas etapas de ensino, o MEC investe em programas como Pé-de-Meia, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no Ensino Médio, com previsão de atender quase 4 milhões de estudantes em 2024 com uma poupança de até R$ 9,2 mil ao longo de sua trajetória no Ensino Médio. Para garantir que os estudantes aprendam mais, o MEC também vem apoiando a criação de 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral com investimento de R$ 12 bilhões até 2026. Uma escola mais atrativa, com mais tempo e segurança em todo o Brasil é o foco do Programa Escola em Tempo Integral.
Foto: Letícia Santos/Ascom Seduc
Este é o primeiro ciclo analisado a fornecer indicativos sobre o impacto da pandemia de covid-19 na educação. Isso porque os dados referentes a 2021 acabaram prejudicados por causa das altas taxas de aprovação durante o período, já que grande parte das redes adotou o chamado "continuum curricular", com a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021.
"Não chegamos aos patamares de 2019, mas foi uma curva de aproximação", admitiu o ministro.
Além disso, poucos estudantes fizeram o Saeb naquele ano, o que pode influenciar no indicador. Nesse contexto, especialistas afirmam que comparar as taxas verificadas em 2023 com a edição de 2021 causaria distorções.
Metas e projeções
O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o "Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.
Ranking do Ensino Médio por estado
1. Paraná - 4,9
2. Espírito Santo e Goiás - 4,8
3. Pernambuco, Piauí e São Paulo - 4,5
4. Mato Grosso e Pará - 4,4
5. Ceará - 4,3
6. Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins - 4,2
7. Alagoas - 4,1
8. Acre, Mato Grosso do Sul e Sergipe - 4,0
9. Bahia 3,9
10. Amapá, Amazonas, Maranhã - 3,8
11. Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro - 3,7
12. Roraima - 3,5
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