SIMÕES-PI | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - E. M. NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZA II COLÓQUIO: CONHECENDO, COMPREENDENDO E CRIANDO.
Fotos créditos - E.M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. |
O Projeto : EXPLORANDO O II COLÓQUIO: CONHECENDO, COMPREENDENDO E CRIANDO, foi desenvolvido no período de 26 a 29 de agosto e a Culminância nesta sexta-feira (30), é um pontapé inicial na construção de uma Educação Antirracista. Uma vez que entendemos que as ações desenvolvidas durante o projeto resultarão em ações contínuas no ambiente escolar de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras e indígenas no Currículo. Com isso, o Projeto busca contribuir para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada
pelo racismo rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática.
A realização do Projeto estimula conhecer, valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira, uma vez que a sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnicos-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo.
O trato pedagógico da diversidade, sobretudo a racial, é um direito de todos e um dever das escolas que visam contribuir para a formação cidadã em um país democrático. Além da aplicação das Leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena,
é fundamental valorizar a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e nas práticas pedagógicas, de forma transversal. Na educação antirracista, o fortalecimento de identidades é, portanto, um
princípio que pressupõe a compreensão de que não podemos homogeneizar
os conteúdos escolares tomando por base apenas uma perspectiva étnica, uma
“única história”. A diversidade étnica nos currículos implica debater fenômenos históricos, políticos, econômicos e sociais do etnocentrismo e do racismo.
AUTORES/OBRAS TRABALHADAS:
Educação Infantil:
Livro: Sulwe. Autora: Lupita Nyong.
Anos Iniciais:
Autora: Sônia Rosa
Anos Finais:
Autora: Carolina Maria de Jesus
CULMINÂNCIA/APRESENTAÇÕES:
EDUCAÇÃO INFANTIL
MATERNAL/INFANTIL I: Apresentação com a musica: Ninguém é igual a ninguém.
INFANTIL II: Apresentação com a música: Normal é ser diferente.
ANOS INICIAIS
1° ANO: Apresentação: Danças e Brincadeiras Africanas.
2° ANO: Coreografia da Música Jerusalema.
3° ANO: Contação da História: "Alice vê" e coreografia da Música: "A África de dentro da gente".
4° ANO: Paródia da música: "Trem-bala" (Ana Vilela) sobre o racismo.
5° ANO: Coreografia: Ritmo de dança Afro.
ANOS FINAIS
6° ANO: Apresentação de Dança Afro-brasileira.
7° ANO: Apresentação de Capoeira.
8° ANO: Apresentação de uma Galeria Afro-brasileira com personalidades Negras que são ou foram destaques no Brasil e Concurso de transas.
9° ANO: Exposição e explicação sobre utensílios/costumes africanos.
Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala.
Realização do Desfile Beleza Negra.
Participação das famílias na escola.
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