SIMÕES-PI | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - E. M. NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZA II COLÓQUIO: CONHECENDO, COMPREENDENDO E CRIANDO.


Fotos créditos - E.M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.









O Projeto : EXPLORANDO O II COLÓQUIO: CONHECENDO, COMPREENDENDO E CRIANDO, foi desenvolvido no período de 26 a 29 de agosto e a Culminância nesta sexta-feira (30), é um pontapé inicial na construção de uma Educação Antirracista. Uma vez que entendemos que as ações desenvolvidas durante o projeto resultarão em ações contínuas no ambiente escolar de combate ao racismo estrutural, por meio do letramento racial e da sensibilização da comunidade, da valorização da cultura e história afro-brasileiras e indígenas no Currículo. Com isso, o Projeto busca contribuir para transformar a situação histórica de segregação e desigualdade social criada 

pelo racismo rumo à construção de uma sociedade efetivamente democrática.

A realização do Projeto estimula conhecer, valorizar e respeitar a cultura afro-brasileira, uma vez que a sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnicos-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. 

O trato pedagógico da diversidade, sobretudo a racial, é um direito de todos e um dever das escolas que visam contribuir para a formação cidadã em um país democrático. Além da aplicação das Leis 10.639 (2003) e 11.645 (2008), que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, 

é fundamental valorizar a presença e a cultura não branca no corpo docente e discente, bem como no currículo e nas práticas pedagógicas, de forma transversal. Na educação antirracista, o fortalecimento de identidades é, portanto, um 

princípio que pressupõe a compreensão de que não podemos homogeneizar 

os conteúdos escolares tomando por base apenas uma perspectiva étnica, uma 

“única história”. A diversidade étnica nos currículos implica debater fenômenos históricos, políticos, econômicos e sociais do etnocentrismo e do racismo. 

AUTORES/OBRAS TRABALHADAS: 

Educação Infantil: 

Livro: Sulwe. Autora: Lupita Nyong.

Anos Iniciais: 

Autora: Sônia Rosa

Anos Finais: 

Autora: Carolina Maria de Jesus

CULMINÂNCIA/APRESENTAÇÕES: 

EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL/INFANTIL I: Apresentação com a musica: Ninguém é igual a ninguém. 

INFANTIL II: Apresentação com a música: Normal é ser diferente. 

ANOS INICIAIS

1° ANO: Apresentação: Danças e Brincadeiras Africanas. 

2° ANO: Coreografia da Música Jerusalema. 

3° ANO: Contação da História: "Alice vê" e coreografia da Música: "A África de dentro da gente".

4° ANO: Paródia da música: "Trem-bala" (Ana Vilela) sobre o racismo. 

5° ANO: Coreografia: Ritmo de dança Afro.

ANOS FINAIS 

6° ANO: Apresentação de Dança Afro-brasileira.

7° ANO: Apresentação de Capoeira. 

8° ANO: Apresentação de uma Galeria Afro-brasileira com personalidades Negras que são ou foram destaques  no Brasil e Concurso de transas. 

9° ANO: Exposição e explicação sobre utensílios/costumes africanos. 

Exposição dos trabalhos desenvolvidos em sala. 

Realização do Desfile Beleza Negra.

Participação das famílias na escola.



















































































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