PT ENFRENTA MDB E PSD EM 69 CIDADES; PIAUÍ LIDERA O PAÍS EM DISPUTAS DIRETAS.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Em 170 das 224 cidades do Piauí, dois candidatos disputam diretamente o comando do município. Os números mostram que o estado é o primeiro lugar no Brasil em disputas diretas por prefeituras. Dados do levantamento da confederação nacional dos municípios apontam que em 76% do estado apenas dois nomes disputarão o pleito do dia 06 de outubro.

O balanço mostra também que a briga direta entre PSD x PT será maioria nas cidades com apenas dois candidatos, em 36 cidades os dois partidos, aliados no âmbito estadual, disputarão o pleito em campos opostos. Em segundo lugar nestes municípios vem a disputa MDB x PT, que ocorrerá em 33 cidades. Já a briga direta em MDB x PSD ocorrerá em 29 cidades do estado. O Partido dos Trabalhadores do governador Rafael Fonteles estará envolvido em 108 disputas diretas por prefeituras no Piauí, o maior número do estado.

Como o Cidadeverde.com já informou, o Piauí também está entre os estados com o maior número de candidaturas únicas para prefeito do Brasil. Os números apontam que em 5% das cidades do Piauí apenas um nome disputará o comando da prefeitura, um total de 11 municípios.

O balanço da CNM aponta também que a disputa direta entre dois candidatos é a realidade de 49% (2.748) das cidades brasileiras. Serão, portanto, 5.496 candidatos concorrendo diretamente ao cargo do executivo municipal. O percentual é o segundo maior das últimas sete eleições, ficando atrás somente do pleito de 2000, quando 2.794 cidades tiveram apenas dois candidatos.

O levantamento revelou que somente 11% das cidades (618 de 5.569) nunca contaram com dois candidatos em disputa. Em contrapartida, em 4.951 cidades os habitantes já tiveram que escolher entre apenas dois concorrentes nas últimas sete eleições. Desse total, em 66% (3.263) dos Municípios esse evento já ocorreu entre três e seis vezes. Em 203 cidades, todas as disputas eleitorais desde 2000 se deram entre apenas dois candidatos.

 CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.