W. DIAS, INTEGRA CONITIVA DE LULA NA 79ª ASSEMBLEIA GERAL DA ONU.
A agenda, de domingo (22) a quarta-feira (25), inclui encontros bilaterais, reunião ministerial do G20 e outros eventos paralelos
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU), em Nova York. A agenda, que se estende de domingo (22) a quarta-feira (25), inclui encontros bilaterais, reunião ministerial do G20 e outros eventos paralelos à AGNU.
Na terça-feira (24.09), o ministro acompanha o discurso do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, às 9h. A agenda do dia inclui ainda reuniões bilaterais para debater soluções sustentáveis para o enfrentamento da pobreza.
No domingo (22.09), às 10h, o titular do MDS estará ao lado do presidente Lula na Cúpula do Futuro, sediada nas Nações Unidas, onde também participará de diálogos interativos na Câmara do Conselho de Tutela. O encontro visa estabelecer compromissos globais, abordando temas cruciais como desenvolvimento sustentável, paz e segurança internacional, ciência, tecnologia e cooperação digital.
Na segunda-feira (23.09), os compromissos começam às 7h30, com um café da manhã junto a membros do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Às 16h, o ministro estará em um evento do Banco Mundial para debater temas como pobreza, prosperidade e sustentabilidade.
Às 18h, a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, participa da premiação Goalkeepers, da Fundação Gates. Todos os anos, a fundação homenageia personalidades e organizações que se destacam em temas cruciais, como o combate à fome e à pobreza.
Outra agenda importante da visita a Nova York será a abertura da Reunião Ministerial do G20, na quarta-feira (25.09). O presidente Lula fará um discurso às 9h. Mais tarde, às 11h, o ministro Wellington Dias participará de um simpósio com a Their World, organização presente em mais de 120 países, com o objetivo de valorizar a educação. Às 13h, o ministro encerra sua agenda com um evento da Aliança Global, focado em discutir a fome e a pobreza no mundo.
79ª AGNU
A Assembleia Geral das Nações Unidas é um dos principais órgãos da ONU e reúne os 193 estados que fazem parte da organização, com cada nação tendo o direito a um voto. Para o Brasil, a abertura do Debate Geral da AGNU permite apresentar as prioridades do país, tanto internamente quanto internacionalmente.
Fonte: MDS
Nenhum comentário