MAIS DE 2,6 MILHÕES DE PIAUIENSES VÃO ÀS URNAS NESTE DOMINGO PARA ELEGER PREFEITO E VEREADORES.
Acontece das 08h às 17h -
este domingo (06), mais de 2,6 milhões de eleitores no Piauí participam do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, com o objetivo de escolher novos prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), 2.698.764 piauienses estão aptos a votar, fazendo deste o maior pleito da história do estado. A votação acontece das 08h às 17h, de acordo com o horário de Brasília, e marca um importante momento da democracia, onde os cidadãos têm a oportunidade de escolher seus representantes.
Teresina, capital do estado, concentra o maior número de eleitores, com 558.661 aptos a votar, seguida por Parnaíba, com 114.620 eleitores. A expectativa é de um dia movimentado nas zonas eleitorais de todo o estado, com o TRE-PI garantindo que as medidas de segurança e organização estão preparadas para assegurar o bom andamento do pleito.

A Justiça Eleitoral orienta que, no dia da votação, é permitido ao eleitor manifestar sua preferência política de forma individual e silenciosa, como por meio do uso de broches, camisetas e adesivos. A "colinha", com os números dos candidatos, também é permitida para facilitar o processo de votação. No entanto, o uso de celulares, máquinas fotográficas e outros dispositivos de comunicação dentro da cabine de votação é estritamente proibido, assim como a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas de partidos ou coligações.
A circulação de pessoas armadas também é proibida em um raio de 100 metros dos locais de votação, exceto para membros das forças de segurança em serviço.
Em um esforço para garantir a inclusão, as urnas foram adaptadas para eleitores com deficiência, com teclas em Braille e recursos de áudio para facilitar a acessibilidade. No Piauí, 1.451.846 eleitores se declararam pessoas com alguma deficiência, e as zonas eleitorais foram preparadas para atender a essas necessidades.
Caso o candidato a prefeito não atinja a maioria absoluta dos votos válidos no 1º turno, um segundo turno será realizado no dia (27/10). No Piauí, apenas Teresina tem a possibilidade de realizar um segundo turno, devido ao seu número de eleitores superior a 200 mil.
Este domingo será decisivo para o futuro das administrações municipais, e o TRE-PI reforça a importância de um voto consciente e a participação cidadã na escolha dos novos gestores e legisladores municipais.
180 GRAUS
Nenhum comentário