PIX POR APROXIMAÇÃO DEVE SER LANÇADO NA PRÓXIMA SEMANA.
A expectativa é de que o Pix por aproximação esteja disponível já na próxima semana, oferecendo aos brasileiros uma alternativa mais prática e ágil para realizar transações financeiras.
O Banco Central deve lançar uma nova funcionalidade para o sistema de pagamento instantâneo Pix: o pagamento por aproximação. A expectativa é de que o recurso esteja disponível já na próxima semana, oferecendo aos brasileiros uma alternativa mais prática e ágil para realizar transações financeiras. A novidade foi anunciada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, durante o painel intitulado "A experiência brasileira com a moeda digital e o Open Finance", no evento LIDE Brazil Conference London, onde ele destacou os avanços do Brasil no setor de inovação financeira.
LEIA TAMBÉM
Campos Neto informou que participará de um evento com o Google, que está colaborando na implementação da tecnologia. O modelo do Pix por aproximação seguirá o mesmo princípio dos pagamentos por cartão de crédito através do celular, já amplamente utilizado por meio de plataformas como Google Pay. Com o novo recurso, os usuários poderão realizar transações ao aproximar o celular de um terminal habilitado para aceitar o Pix, dispensando a necessidade de QR codes e oferecendo ainda mais agilidade no processo.

O Pix, lançado em 2020, revolucionou os pagamentos no Brasil ao permitir transferências instantâneas e gratuitas entre pessoas e empresas, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. A adoção do Pix por aproximação vem para ampliar ainda mais a usabilidade da ferramenta, facilitando o acesso dos brasileiros a um método de pagamento rápido e prático.
Com o Pix por aproximação espera-se uma experiência mais intuitiva para o consumidor e uma alternativa mais acessível para pequenos comerciantes que já utilizam a tecnologia de pagamento por aproximação. Pelo modelo atual, para fazer um Pix, o usuário precisa apenas de uma chave Pix, que é um identificador vinculado à sua conta bancária e pode ser o número do celular, CPF/CNPJ, e-mail, ou um código aleatório gerado pelo sistema. Com essa chave, é possível enviar dinheiro para outra pessoa ou empresa de forma muito simples e rápida, apenas digitando a chave no aplicativo do banco ou escaneando um QR code.
O DIA.COM - TERESINA
Nenhum comentário