QUASE 19 MIL PIAUIENSES PODEM PERDER O PBC, CASO NÃO ATUALIZAREM CadÚNICO.


Dados da SASC apontam que, no Piauí, 71.941 cadastros já foram atualizados, mas 18.745 ainda precisam fazer a atualização.

O Piauí possui quase 19 mil beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que ainda não regularizam seu Cadastro Único (CadÚnico) no Piauí. Estas pessoas podem perder o acesso ao benefício caso não informem as atualizações de seus dados na plataforma do Governo Federal. O aviso foi emitido nesta quarta (30) pela Secretaria Estadual de Assistência Social de Cidadania (SASC).

Os dados apontam que, no Piauí, 71.941 cadastros já foram atualizados, mas 18.745 ainda precisam fazer a atualização. O governo ainda não concedeu um prazo final para que esta regularização seja feita, mas a coordenadora do BPC da SASC, Janaína Mauriz, lembra que o bloqueio deve começar a ocorrer assim que for constatada a falta de atualização cadastral na próxima verificação.

“Caso o beneficiário não tome ciência da notificação para fazer o recadastramento ou a atualização no CadÚnico, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias, a contar do envio da notificação. Já aqueles que tiverem ciência da notificação, terão o benefício suspenso se não realizarem a inscrição ou atualização do cadastro no prazo estabelecido”, explica Janaína.

O prazo é de 45 dias para residentes em municípios de até 50 mil habitantes e 90 dias para os que tiverem mais de 50 mil habitantes.
Marcelo Camargo/Agência BrasilQuase 19 mil piauienses podem perder o BPC caso não atualizem o CadÚnico
Em Teresina, 1.800 pessoas correm risco de perder o benefício

Do total de beneficiários do Piauí que podem deixar de receber o BPC por falta de atualização cadastral, boa parte está em Teresina. Dados da Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) revelam que cerca de 1.800 teresinenses podem ficar sem o BPC por não atualizarem o CadÚnico.

Quem faz o chamamento para a atualização cadastral é a secretária executiva do SUAS/Semcaspi, Aline Teixeira. “O cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos ou se houver alguma alteração na família. Se alguém morrer, alguém mudar de escola, mudar de endereço. E aí tem muita gente que tem recebido o BPC e que não atualizou. E o INSS nos enviou essa lista dessas pessoas para a gente fazer uma busca ativa”, explica.

O DIA.COM - TERESINA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.