SETE MUNICÍPIOS DO PIAUÍ TERÃO MAIORIA FEMININA NA CÂMARA DE VEREADORES; VEJA QUAIS.
Fotos: TSE
Seis vereadoras vão tomar posse em São João da Fronteira
Em sete municípios piauienses, as mulheres vão ser maioria entre os vereadores a partir de 2025.
Os piauienses escolheram no último domingo (6) os prefeitos e vereadores dos 224 municípios nas eleições municipais.
O maior percentual de participação vai ser em São João da Fronteira, que fica a 230 km de Teresina, na divisa com o estado do Ceará. Por lá, seis mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal, o que representa 67% dos vereadores - o legislativo de lá tem nove vagas. O número de vereadoras aumentou em relação à eleição de 2020, quando quatro mulheres foram eleitas para o cargo.
A vereadora mais votada foi Ângela Mateus, do MDB, com 429 votos, seguida pelas vereadoras Larissa Nascimento (PP), Clécia Carne Assada (MDB), Enfermeira Camila (MDB), Sandra Freitas (PSD, única reeleita) e Renata do Povão (PP). Elas serão colegas de três vereadores homens: Lindomar da Moto Peças (MDB), Chico Badé (MDB) e Clairton (PSD).
O segundo maior percentual é de Valença do Piauí. Com 11 cadeiras, serão sete as ocupada por mulheres, ou seja, 63% do parlamento municipal. O número mantém a composição que foi obtida nas eleições de 2020. Valença do Piauí chamou a atenção naquelas eleições porque se sobressaiu na eleição de vereadoras pouco tempo depois da cassação de chapa em virtude de fraudes na cota de gênero no ano de 2019.
Foto: Câmara de Valença do Piaui
Em outras cinco cidades com Câmaras Municipais compostas por nove vereadores, a maioria também foi de mulheres. Em Campo Largo do Piauí, Colônia do Gurgueia, Conceição do Canindé, Pimenteiras e São Julião, cinco mulheres vão atuar no parlamento, juntamente com quatro homens. Nestes cinco municípios, a participação feminina é de 55%.
Representação baixa nas maiores cidades
Nos municípios mais populosos do Piauí, no entanto, a participação feminina na Câmara ainda segue baixa. Em Teresina, foram eleitas cinco vereadoras, o que representa 16% da composição na Câmara Municipal. O resultado repete a quantidade de vereadoras eleitas no pleito passado, de 2020.
Fotos: TSE
Em Parnaíba, foram eleitas três vereadoras para 19 vagas, o que representa 15% do legislativo municipal. Houve o aumento de uma vereadora em comparação com a legislatura anterior.
Em Picos, foram eleitas quatro vereadoras para 17 vagas, o que significa que a presença feminina é de 23%. Em Piripiri, foram eleitas três vereadoras para as 15 vagas do parlamento municipal, o que simboliza 20%. Já em Floriano, não foi eleita nenhuma mulher para representar o parlamento.
Número de prefeitas segue no mesmo patamar
No total, 29 cidades do Piauí serão comandadas por mulheres a partir de 2025, o que representa 12,95% dos municípios. Em 2020, o percentual de mulheres eleitas no Piauí para gerir municípios também ficou na casa dos 12%.
Fotos: Reprodução
- Genir Ferreira (PT): Boqueirão do Piauí
- Laura Rosa (PP): Buriti dos Lopes
- Érika (PT): Canavieira
- Eroneide (MDB): Capitão de Campos
- Andressa Leal (PT): Caraúbas do Piauí
- Karyne do Rodrigão (PSD): Cocal de Telha
- Lisiane (MDN): Colônia do Gurgueia
- Nelda (PT): Domingos Mourão
- Ivanária (MDB): Esperantina
- Eugênia Nunes (PDT): Francisco Ayres
- Marina Brito (PP): Ilha Grande
- Fabianna Franco (MDB): Joca Marques
- Dra Kaylanne (MDB) : Jurema
- Camila Barbosa (PT): Lagoa do Piauí
- Kelly Alencar (MDB): Lagoinha do Piauí
- Maninha Fontelene (PT): Luís Correia
- Fernanda Marques (PT): Luzilândia
- Neusa Araújo (PP): Miguel Leão
- Dra. Ana Lina (PSD): Murici dos Portelas
- Elisa Paz (PT): Novo Santo Antônio
- Wiliane Kerlly (PSD): Padre Marcos
- Betinha Brandão (MDB): Pedro II
- Lucia Lacerda (PSD): Pimenteiras
- Jove (PT): Piripiri
- Laís Barroso (PT): Santa Cruz do Piauí
- Deborah Cardoso (MDB): São Braz do Piauí
- Roselídia (PT): São Gonçalo do Gurgueia
- Gerlane Cabral (MDB): São Gonçalo do Piauí
- Manoelina Borges (PSD): Sebastião Leal
Nenhum comentário