ESTUDANTES PIAUIENSES CRIARAM AEROGERADOR SUSTENTÁVEL E FORAM DESTAQUE EM EVENTO NACIONAL.
Educação profissional e tecnológica
Um grupo de estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, vai representar o Piauí na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece de (26/11 e 28/11) em Brasília. O projeto "Aerogerador do Sertão", criado por jovens do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, é uma inovação que busca oferecer soluções sustentáveis e de baixo custo para comunidades sem acesso à energia elétrica.
O aerogerador, que utiliza peças recicladas de motocicletas, baterias e tubos metálicos, transforma a energia dos ventos em eletricidade, armazenando-a para ser usada mesmo na ausência de vento. Francielson Rodrigues, estudante responsável pela explicação do projeto, explica que a ideia é atender famílias em áreas remotas, com uma solução prática e ecológica, utilizando materiais de fácil acesso.
O projeto também é resultado de um trabalho coletivo que envolveu 31 alunos, com a colaboração de estudantes de diferentes idades e formações. A professora Mickaella Batista, coordenadora da iniciativa, ressalta que a parceria entre os jovens e o serralheiro Luís Carlos Rodrigues, aluno do Ensino de Jovens e Adultos com Técnico (Ejatec), foi fundamental para a realização do aerogerador. "O projeto reflete a união de criatividade, conhecimento técnico e a experiência de todos os envolvidos", afirma a professora.
Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias
O impacto da educação técnica no estado foi destacado pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, que lembrou a importância da formação profissional nas áreas de energias renováveis. "Este projeto é um exemplo claro de como a educação técnica está conectada com as necessidades de um futuro mais sustentável e tecnológico para o nosso estado", afirmou.
A 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Ministério da Educação, será um espaço para o compartilhamento de ideias inovadoras, com destaque para tecnologias sustentáveis, como o aerogerador, e debates sobre temas como inteligência artificial, robótica e empreendedorismo.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias
Nenhum comentário