RAFAEL FONTELS E WHASHINGTON BANDEIRA ANUCIAM REALIZAÇÃO DO SAEPE E PREMIAÇÃO PARA ESCOLAS.
O governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou a realização do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), uma iniciativa para avaliar o nível de conhecimento dos alunos e verificar se o ensino oferecido nas escolas do estado atende aos objetivos educacionais estabelecidos para cada ano de escolaridade.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Educação, Washington Bandeira, comunicou que a aplicação do exame ocorrerá entre os dias (18/11 a 22/11) nas escolas estaduais e de (25/11 a 29/11) nas escolas da rede municipal. Ele também destacou que, para os alunos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), a nota do SAEPI será considerada como uma avaliação escolar.
Além disso, o secretário anunciou que as 50 escolas estaduais com os melhores resultados no SAEPI, especialmente no ensino médio, serão premiadas com um reconhecimento similar ao do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os funcionários das escolas premiadas terão direito a um adicional equivalente ao 14.º salário, enquanto os estudantes das escolas de destaque serão contemplados com um salário mínimo.
Os alunos da rede municipal também terão a oportunidade de conquistar prêmios para suas escolas, por meio do Idep-Alfa, uma premiação destinada às escolas que se destacarem no SAEPI, especialmente no 2.º ano do ensino fundamental, podendo alcançar até R$ 80 mil.
A avaliação envolverá cerca de 318 mil estudantes, de 224 municípios do Piauí.
Nenhum comentário