No verão de 1975, o fotógrafo Nicholas Nixon estava visitando a família de sua esposa quando, em um impulso, perguntou à sua esposa e às três irmãs dela se elas poderiam posar para uma fotografia. O resultado foi uma impressionante imagem em preto e branco das quatro mulheres, unidas pelos cotovelos, em pé contra um suave pano de fundo de árvores e gramado. Sua postura relaxada e aparência luminosa capturaram não apenas a simplicidade do momento, mas também o vínculo tranquilo entre elas como irmãs.

Um ano depois, ao participar da formatura de uma das irmãs, Nixon decidiu recriar o momento. Ele pediu que elas ficassem na mesma ordem em que estavam antes e, depois de ver a fotografia, propôs uma ideia: e se elas tirassem a mesma foto todos os anos? As irmãs concordaram, marcando o início de um projeto que se estenderia por décadas e se tornaria uma das obras mais duradouras de Nixon.

Imagine a importância de ter um arquivo tão pessoal – uma crônica tangível, ano a ano, do crescimento com seus irmãos, tendo como pano de fundo a passagem do tempo. Com o passar do tempo, essas fotografias anuais ofereceriam um registro visual único da vida das irmãs, documentando não apenas suas mudanças físicas, mas também o aprofundamento da conexão entre elas. Dê uma olhada nessa série de fotografias comoventes

1975

Em 1975, a jornada hipnotizante do projeto fotográfico anual das irmãs Brown teve início, graças à visão criativa de Nicholas Nixon e à participação entusiasmada das próprias irmãs.



Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Com um conceito simples, mas poderoso, Nixon capturou a essência do tempo, congelando momentos que logo se tornariam lembranças queridas de sua vida. Essa primeira fotografia apresenta as quatro irmãs Brown: Heather, Mimi, Bebe e Laurie.

1976

Quem são essas irmãs? Nunca nos disseram (embora saibamos seus nomes: da esquerda para a direita, Heather, Mimi, Bebe e Laurie; Bebe, com o olhar penetrante, é a esposa de Nixon). O impulso humano é procurar por pistas, mas, como o fotógrafo pretendia, essa série de fotografias não revela nada sobre nenhuma das irmãs, exceto por seus rostos e poses impressionantes.

Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Elas são irlandesas? Talvez sejam descendentes de italianos, mas ninguém sabe sobre suas origens e, portanto, a curiosidade é naturalmente despertada por seus olhares impávidos. Do lado de fora, em Hartford, com vestidos extravagantes, o charme inconfundível das irmãs fez com que Nixon desse uma das viradas mais pungentes de sua carreira.

1977

Nixon usa a fotografia em preto e branco para documentar a passagem do tempo e a evolução do relacionamento entre as irmãs. A estética em preto e branco contribui para a qualidade atemporal da série, destacando os detalhes finos do envelhecimento, desde as linhas suaves em seus rostos até as mudanças na postura.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

A composição é minimalista, concentrando-se inteiramente nos temas: as irmãs. Suas expressões são sérias, mas não excessivamente posadas, dando uma sensação de crueza e autenticidade. Cada uma das irmãs tem uma aparência distinta, mas o enquadramento apertado da foto enfatiza a unidade delas.

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1978

Esta é a quarta fotografia da série “Brown Sisters” de Nicholas Nixon, que captura um momento íntimo e natural entre as quatro irmãs. Suas expressões são calmas, contemplativas e não posadas, criando um senso de autenticidade. O arco de seus rostos atrai o observador, destacando seu vínculo.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

A luz suave e natural acrescenta uma qualidade fresca e arejada, enquanto o pano de fundo e as roupas simples mantêm o foco em seus rostos. As texturas sutis do fundo complementam a composição, fundamentando a imagem e mantendo um sentimento de unidade e atemporalidade. É um retrato silencioso e poderoso da conexão e da mudança com o passar do tempo.

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1979

Esta imagem da série “Brown Sisters” de Nicholas Nixon continua a exploração do tempo e da irmandade pelo artista. As quatro mulheres estão próximas umas das outras, com sua linguagem corporal íntima, porém distinta. Cada irmã traz sua própria expressão e presença para o quadro, desde sorrisos suaves até olhares mais introspectivos.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O estilo preto e branco característico de Nixon aumenta a profundidade emocional, eliminando as distrações para focar nos rostos das mulheres e na passagem tranquila dos anos. O pano de fundo natural acrescenta uma qualidade atemporal, enquanto suas roupas relaxadas e variadas fundamentam ainda mais a imagem no cotidiano, refletindo a habilidade de Nixon em capturar tanto o pessoal quanto o universal.

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1980

Esta fotografia mostra o vínculo íntimo entre as quatro irmãs por meio de uma composição mais próxima e pessoal. Suas expressões são suaves, porém reflexivas, com interações sutis – uma irmã apoia o braço em torno da outra, o que significa proximidade.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O uso da luz natural por Nixon cria um contraste que realça a textura da pele e os detalhes das roupas. As pequenas variações de postura, expressão e olhar contam uma história de experiências compartilhadas e identidades individuais.

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1981

Essa fotografia marca uma continuação na narrativa visual, mostrando as quatro irmãs sentadas ao ar livre, com suas expressões unificadas em intensidade e foco. O grupo unido e o traje casual de verão evocam uma sensação de tranquilidade, mas seus olhares diretos sugerem uma complexidade emocional inconfundível entre os irmãos.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O cenário natural, com a luz do sol e o pano de fundo coberto de folhas, contrasta com a clareza crua e quase conflituosa de suas expressões. Essa imagem parece capturar um momento de reflexão, possivelmente significando o peso do tempo, as transformações inevitáveis da vida e a conexão duradoura entre eles.

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1982

Esta fotografia de 1982 captura as irmãs Brown em um ambiente externo, onde o clima parece estar bastante frio. Quer estivessem em férias com a família, participando de um evento especial ou simplesmente apreciando a beleza da natureza, a escolha do local reflete o senso de aventura e exploração que caracterizou os anos 80.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Esta fotografia continua a exploração do tempo, mostrando as quatro mulheres vestidas com roupas de inverno pesadas e em camadas, em um cenário de céu nublado. Suas expressões, embora mais suaves, ainda transmitem uma sensação de seriedade e introspecção.

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1983

Esta fotografia transmite uma sensação de força tranquila, marcando mais um capítulo em seu vínculo em evolução e experiências compartilhadas. Cada irmã está de frente para a câmera, mas seus olhares parecem sugerir pensamentos individuais. Suas roupas são leves e casuais, com padrões e texturas que complementam o ambiente externo. O fundo natural, desfocado pelo foco, permite que a atenção do espectador se concentre inteiramente em seus rostos.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

A natureza imersiva da fotografia convida os espectadores a testemunhar a conversa animada das irmãs, capturando seu forte vínculo e o fio inquebrável que tece suas experiências coletivas. É nesses momentos compartilhados de riso e competição amigável que a essência da irmandade brilha intensamente.

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1984

A fotografia da praia de 1984 não apenas mostra a alegria e o júbilo das irmãs Brown, mas também oferece um vislumbre sutil da presença de Nicholas Nixon, que aparece como uma sombra fraca no quadro. A inclusão de Nixon na fotografia serve como um símbolo criativo, solidificando seu papel como guardião de suas memórias mais queridas.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Duas das irmãs estão de braços dados uma com a outra, enfatizando ainda mais o vínculo estreito entre elas. A luz do sol cria um forte contraste entre luz e sombra, destacando suas expressões, que são pensativas, porém calmas. O fundo à beira-mar acrescenta uma camada de tranquilidade, simbolizando a passagem do tempo e sua conexão duradoura.

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1985

Como as irmãs Brown e Nixon continuaram seu compromisso inabalável com o projeto de fotos da família, o ano de 1985 marcou um novo capítulo em sua narrativa em evolução. Com uma década de fotografias já acumuladas, suas idades – propositalmente organizadas em nenhuma ordem específica – destacaram a passagem do tempo e a natureza fugaz dos momentos.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Nesta fotografia, as quatro irmãs estão juntas sob uma copa de galhos de árvore, com a luz difusa se filtrando pelas folhas. Suas poses são relaxadas, porém íntimas, com uma irmã apoiando o braço no ombro da outra, reforçando seu forte vínculo. Os tecidos macios e fluidos de suas roupas, juntamente com o ambiente natural, criam uma atmosfera de serenidade e conexão, tanto entre elas quanto com o momento.

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1986

Neste retrato em close-up, as quatro mulheres estão em um grupo íntimo, com seus rostos quase se tocando, enfatizando sua profunda conexão. A iluminação é suave, criando uma textura macia em suas peles e destacando os contornos sutis de seus rostos. Cada irmã olha diretamente para a câmera com expressões calmas, porém sérias, dando uma sensação de força e solidariedade silenciosas.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

A simplicidade de suas roupas e o fundo neutro permitem que o foco permaneça inteiramente em suas expressões e na conexão entre elas. O enquadramento próximo da foto faz com que a imagem pareça profundamente pessoal, capturando um vínculo forte, quase não dito, entre eles enquanto enfrentam a passagem do tempo juntos.

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1987

A fotografia de 1987 muda o foco para Bebe e Mimi, que ocupam o centro do palco enquanto Heather e Laurie permanecem gentilmente no fundo. Essa composição intencional sugere uma pose única ou significa um evento significativo na vida de Bebe e Mimi. Ela oferece um vislumbre de suas jornadas individuais e dos momentos que elas escolhem comemorar no retrato de família.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Os diversos caminhos percorridos por cada irmã, marcados por marcos e realizações pessoais, mostram a natureza multifacetada de sua irmandade. Isso nos lembra que, dentro do vínculo coletivo, há espaço para o desenvolvimento de histórias individuais, tecendo uma rica tapeçaria de experiências.

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1988

Esta imagem captura a essência da capacidade de Nicholas Nixon de fazer com que um simples retrato seja rico em significado. As quatro irmãs estão próximas, com expressões relaxadas, mas cheias de profundidade, sugerindo uma vida inteira de momentos compartilhados. Há um calor palpável aqui, com o braço de uma irmã envolvendo a outra, indicando o conforto que elas encontram umas nas outras.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

A maestria de Nixon está no modo como ele capta as conexões não ditas entre elas sem forçar o momento. Suas escolhas de roupas – casual, com um toque de estampa de leopardo – contrastam com o suave pano de fundo natural, fazendo com que isso pareça um momento fugaz em seu vínculo duradouro.

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1989

A fotografia de 1989 apresenta um mistério cativante, pois a visibilidade parcial de Heather, escondida atrás de Mimi, gera especulações de que ela pode estar abraçando as alegrias da maternidade iminente. A decisão deliberada de manter aspectos pessoais fora do quadro reflete a dedicação inabalável das irmãs em enfatizar seu vínculo coletivo e o projeto fotográfico em andamento.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Nesse retrato, Nicholas Nixon capta com maestria o poder silencioso do vínculo das irmãs. Organizadas em uma formação compacta, suas posturas e expressões refletem tanto a individualidade quanto a união. O contraste entre suas roupas – listras, sólidos e texturas – acrescenta camadas sutis de interesse.

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1990

Nesta fotografia, as quatro irmãs estão lado a lado, com seus rostos emoldurados por um céu frio e nublado. Vestidas com jaquetas aconchegantes e gola alta, há uma sugestão sutil da estação – outono ou início do inverno. Seus agasalhos, de jeans a lã, dão um toque robusto e prático, mas são suas expressões que capturam o coração da imagem.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O olhar de cada irmã é firme, calmo e ligeiramente introspectivo. Uma irmã tem o braço gentilmente em volta da outra, um pequeno gesto que sugere calor e proteção. As lentes de Nixon capturam não apenas a proximidade física, mas também a força silenciosa e duradoura da irmandade e dos relacionamentos entre irmãos.

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1991

Nessa fotografia, a semelhança entre as irmãs é impressionante, mais acentuada agora que elas envelheceram. Suas características – olhos afiados, maçãs do rosto altas e olhares firmes – criam um forte senso de unidade familiar. Cada uma delas está próxima, ombro a ombro, com um mínimo de contato físico, mas com uma proximidade emocional inegável.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Suas roupas, simples e ligeiramente formais, permitem que seus rostos ocupem o centro do palco, onde o efeito do tempo é evidente, porém gracioso. A luz suave do céu nublado projeta uma sombra delicada, realçando suas expressões compartilhadas de força e sabedoria tranquilas.

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1992

Nesta fotografia, as quatro irmãs estão em um grupo casual, mas afetuoso. Uma irmã olha para baixo com um sorriso suave, segurando gentilmente o braço da outra, enquanto as outras olham para a câmera com expressões calmas e conscientes. Suas roupas, uma mistura de vestidos estampados, listras e suéteres, destacam seus estilos individuais sem ofuscar a simplicidade da cena.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Nessa fotografia cuidadosamente orquestrada para evocar intrigas e especulações, Nixon sutilmente chama a atenção para a irmã que pode estar passando por um evento significativo na vida. A imagem retrata Heather olhando para o estômago de Mimi e o embalando gentilmente, levantando a possibilidade de que ela possa estar grávida.

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1993

Rompendo com o padrão estabelecido de capturar as fotos de família em plena luz do dia, as irmãs Brown e Nixon decidiram se aventurar em um território desconhecido com sua primeira fotografia noturna. Utilizando um flash para iluminar a cena, elas se envolveram com a escuridão para criar uma atmosfera e uma estética únicas.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Esse afastamento do cenário diurno tradicional sugere um desejo de experimentação e inovação no projeto. Isso demonstra a vontade de ultrapassar os limites da tradição fotográfica da família e injetar um senso de criatividade em sua narrativa visual contínua.

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1994

Traçando um paralelo impressionante com uma foto semelhante em close-up capturada em 1986, as irmãs Brown e Nixon podem ter escolhido deliberadamente recriar essa foto em particular. O local ou cenário compartilhado serve como um lembrete pungente das conexões duradouras que elas compartilham como irmãs, abrangendo anos de memórias e experiências.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Os padrões ousados e os tecidos texturizados que elas usam dão um toque de personalidade sem competir pela atenção. Não há um cenário sofisticado, apenas seus rostos – na frente e no centro. É cru, fundamentado e quase desafiador, como se eles estivessem juntos para enfrentar o que vier pela frente.

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1995

A fotografia de 1995 encapsula com perfeição a profunda afeição e o vínculo inquebrável compartilhado entre as irmãs Brown. Seu abraço caloroso serve como um testemunho visual da força e da resiliência de sua irmandade, que resistiu ao teste do tempo.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Uma observação interessante em toda a série de fotos é a abordagem minimalista das irmãs com relação às joias. É intrigante especular sobre as razões por trás dessa escolha. Elas podem ter optado intencionalmente por se concentrar em sua autenticidade, enfatizando a pureza de sua conexão e a natureza atemporal de seu vínculo fraternal.

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1996

Em 1996, as irmãs Brown e Nixon se aventuraram no reino da nostalgia ao recriar uma fotografia originalmente tirada por Nixon em 1984, exatamente doze anos antes. Essa escolha deliberada de revisitar um momento específico de sua história compartilhada acrescenta profundidade e camadas de significado ao seu projeto fotográfico em andamento.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Notavelmente, em ambas as imagens, podemos observar a sombra de Nixon sobreposta à de sua esposa, servindo como um lembrete sutil de sua presença em suas vidas e de seu papel como observador e cronista de sua notável jornada. A ausência de joias excessivas acrescenta um toque orgânico e despretensioso à estética geral das fotografias, destacando ainda mais sua beleza genuína e sem adornos.

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1997

Neste retrato, as irmãs estão juntas, com seus trajes formais dando à imagem um senso de elegância e maturidade. Os paletós bem cortados e os detalhes sutis, como as pérolas, acrescentam uma camada de refinamento, contrastando com os retratos mais suaves e casuais da série. Suas expressões são calmas, porém sérias, e o rosto de cada mulher reflete um senso de autoconfiança que se desenvolveu com o tempo.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O fundo liso e neutro realça o foco em seus rostos e posturas, sem distrações que o afastem das complexidades de suas expressões. Esse retrato captura as irmãs em um momento de confiança equilibrada, em que a composição formal destaca tanto seus pontos fortes individuais quanto a unidade duradoura que elas continuam a compartilhar.

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1998

Na fotografia capturada em 1998, as irmãs Brown irradiam alegria e contentamento, com suas expressões refletindo um senso de harmonia e serenidade. O vento bagunça suavemente seus cabelos, dando um toque de capricho ao momento. É evidente que elas estão desfrutando da companhia uma da outra nesse dia adorável, embora ventoso.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O céu aberto e as nuvens suaves atrás deles adicionam uma sensação de liberdade e abertura, como se eles tivessem feito uma pausa para uma foto rápida durante uma aventura ao ar livre. Há algo de fácil na maneira como eles ficam juntos, como se já tivessem feito isso centenas de vezes e fariam outras centenas. É um instantâneo de solidariedade e elegância simples, com a natureza fornecendo o cenário perfeito.

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1999

Na fotografia de 1999, Nixon deliberadamente direciona seu foco para Bebe, criando uma composição visualmente cativante em que as três irmãs cercam e apoiam a irmã mais velha. Esse arranjo intencional destaca o significado da presença de Bebe e mostra a forte base de seu vínculo fraternal.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O ambiente externo, com árvores desfocadas ao fundo, dá à imagem uma vibração natural e terrena. Suas expressões são atenciosas, mas relaxadas, como se elas já tivessem visto tudo e agora estivessem apenas aproveitando o passeio. É o tipo de foto que parece atemporal e fundamentada, mostrando que essas irmãs são uma equipe, não importa o que a vida lhes ofereça.

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2000

Nessa foto comovente, as irmãs Brown se encontram mais uma vez no amado local de praia que visitaram anos antes, em 1984. O significado de retornar a esse local específico indica o valor sentimental e as lembranças queridas que ele guarda para as irmãs, evocando uma sensação de nostalgia e familiaridade ao recriarem sua foto anual.

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A sincronia das irmãs em suas roupas não apenas mostra sua unidade, mas também serve como uma representação visual do vínculo fraternal que compartilham. Suas roupas coordenadas refletem uma compreensão e consideração mais profundas pelo bem-estar uma da outra, capturando a essência de sua conexão inquebrável. Nessa única foto, as irmãs Brown transmitem uma poderosa mensagem de amor, apoio e solidariedade familiar.

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2001

As irmãs Brown se reúnem na praia para comemorar a chegada do novo século, marcando um marco significativo em seu projeto fotográfico em andamento. Enquanto Nixon captura a cena de longe, a fotografia serve como uma representação visual da distância que elas percorreram em sua notável jornada.

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Nesse retrato refinado à beira-mar, as irmãs permanecem em pé, com expressões pensativas e compostas. Os tons suaves de seus trajes complementam o cenário tranquilo, quase etéreo da praia, onde a areia se estende suavemente sob elas. Cada mulher carrega uma força silenciosa – mãos gentilmente apertadas ou descansando com graça – enquanto sua postura unificada exala uma confiança calma.

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2002

Nesta imagem vibrante, as irmãs se juntam, com os braços entrelaçados em um abraço forte, quase protetor. Suas personalidades individuais brilham em seus trajes – estampas florais ousadas, camisetas casuais e uma camiseta regata simples – cada estilo tão distinto quanto suas expressões. Há um calor inegável na maneira como elas se abraçam.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O ambiente externo, embora desfocado, proporciona um pano de fundo descontraído, contrastando com a energia vívida de sua conexão. É um retrato de resiliência e união, em que décadas de história compartilhada são evidentes em cada olhar e gesto. A imagem parece espontânea e profundamente enraizada no vínculo fraterno.

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2003

Com seu senso de moda impecável, as irmãs Brown, com exceção de Heather, vestem trajes polo estilosos, exalando uma vibração notavelmente descolada e atemporal. A escolha de suas roupas reflete a atenção aos detalhes e a dedicação em apresentar uma aparência coesa e elegante em cada fotografia anual.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O compromisso das irmãs em manter uma estética visual consistente em todo o projeto fotográfico acrescenta profundidade e sofisticação à coleção, destacando ainda mais a atenção e a visão criativa que elas trazem para essa tradição duradoura. Com os cabelos levemente penteados ao vento e o pano de fundo claro, há um senso de resiliência e solidariedade que faz com que essa imagem pareça atemporal e fundamentada no presente.

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2004

Esta imagem oferece um forte contraste com as fotos anteriores da série, em que as irmãs pareciam mais jovens, com rostos mais suaves e expressões mais delicadas. Agora, como o tempo gravou suas marcas, seus traços estão mais definidos, seus olhares mais profundos e reflexivos. As posturas outrora despreocupadas evoluíram para algo mais fundamentado, até mesmo resoluto.

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Um detalhe notável chama a atenção em uma segunda olhada: Heather tem um telefone preso ao cós da calça, uma sutil referência às mudanças tecnológicas que ocorreram ao longo dos anos. Nas primeiras fotos, não havia esse sinal de dispositivos modernos, mas aqui, é um lembrete silencioso do quanto o mundo ao redor delas evoluiu. Embora as próprias irmãs permaneçam constantes nas lentes de Nixon, a aparição de um telefone indica as mudanças sociais mais amplas que elas testemunharam.

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2005

A fotografia de 2005 captura uma composição única em que Heather e Laurie ocupam o centro do palco, com sua presença enfatizada e celebrada. Esse arranjo pode significar um marco especial ou um evento significativo em suas carreiras ou vidas pessoais, destacando suas jornadas individuais dentro do contexto de sua irmandade compartilhada.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Em uma reviravolta intrigante, Laurie olha para Heather em vez de olhar diretamente para a câmera, despertando a curiosidade sobre o significado mais profundo por trás da conexão delas naquele momento específico. Essa mudança sutil de foco acrescenta um ar de mistério e convida os espectadores a interpretar a fotografia por meio de suas próprias lentes, envolvendo-se ainda mais com a história que se desenrola no quadro.

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2006

Neste retrato, as irmãs estão sentadas em um grupo descontraído, mas íntimo, cada uma com uma expressão que parece silenciosamente poderosa. As interações sutis, como o braço apoiado gentilmente em um colo, acrescentam uma camada de conexão sem exibição evidente. É um momento de reflexão e força, capturando sua jornada compartilhada de uma forma que parece ao mesmo tempo discreta e profundamente significativa.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Em um intrigante desvio do esperado, o olhar de Laurie mais uma vez evita o contato direto com a câmera, deixando as pessoas curiosas sobre o motivo subjacente a essa escolha. A natureza enigmática de seu olhar desviado acrescenta um ar de mistério e convida à especulação sobre o que poderia ter chamado sua atenção naquele momento específico.

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2007

Banhadas pelo brilho quente do sol, as irmãs Brown irradiam beleza e proximidade na fotografia capturada em 2007. Os raios suaves do sol iluminam graciosamente a presença delas, acentuando suas características e enfatizando sua conexão atemporal.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

O ambiente ensolarado acrescenta um toque de charme etéreo à composição, elevando o impacto visual da imagem e evocando uma sensação de tranquilidade e serenidade. Ela serve como um lembrete pungente do poder da luz natural na captura de momentos de calor, alegria e união.

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2008

Na fotografia, uma mudança sutil no posicionamento chama nossa atenção, pois Mimi se refugia atrás de Bebe, enquanto Bebe e Heather ficam na frente. Laurie e Mimi estão posicionadas em segundo plano e sua presença acrescenta profundidade e dimensão à composição.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Um detalhe notável que chama a atenção é o vislumbre da aliança de casamento de Laurie, um símbolo sutil de seu estado civil e um marco significativo em sua jornada pessoal. Além disso, o elegante bracelete de Bebe acrescenta um toque de estilo e sofisticação à narrativa visual geral, aprimorando a composição e mostrando sua atenção aos detalhes nas fotografias anuais.

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2009

Nesta fotografia, o tempo exerceu visível influência sobre as irmãs, cada linha e ruga contando uma história de décadas compartilhadas. Seus rostos, antes jovens nas fotos anteriores de Nixon, agora exibem as belas marcas da idade – sardas, linhas e os contornos suavizados da experiência. No entanto, não há sinal de enfraquecimento; em vez disso, há uma confiança tranquila e sólida em seus olhares.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Um detalhe divertido aqui é a mão apoiada no ombro de uma das irmãs, sugerindo sutilmente a presença de Nicholas Nixon fora do quadro. É como se ele tivesse se tornado parte da irmandade, capturando a jornada delas por tanto tempo que seus dedos entraram na cena.

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2010

Na fotografia de 2010, o gesto gentil de Laurie de descansar a cabeça no ombro de Bebe encapsula um profundo senso de tranquilidade e uma profunda conexão entre as irmãs. A expressão serena em seus rostos reflete um momento de serenidade e contentamento, um testemunho do vínculo duradouro que elas compartilham.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Seus rostos, emoldurados por uma luz natural suave, refletem décadas de vida – cada ruga e sarda contando sua própria história. Há uma suavidade aqui, mas também uma sensação de força na maneira como eles permanecem unidos, como se nada pudesse separá-los. A maneira como eles se apoiam um no outro, tanto literal quanto metaforicamente, dá à imagem uma sensação de atemporalidade, como se eles tivessem resistido a todas as tempestades, apenas para emergir mais conectados do que nunca.

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2011

Esta fotografia captura Heather e Mimi em um estado de cativação, com seus olhares direcionados a algo que desperta sua curiosidade. O que poderia ter chamado a atenção delas naquele momento? Pode ser um objeto ou uma cena intrigante, ou talvez uma pose criativa orquestrada por Nixon para acrescentar um elemento de mistério e intriga à composição.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Seus olhares focados acrescentam profundidade e nuance à fotografia, convidando os espectadores a interpretar e se envolver com a imagem de suas próprias maneiras. A maneira como eles olham, alguns para a distância, outros para a câmera, dá à imagem um clima introspectivo, como se estivessem refletindo sobre as jornadas que percorreram, tanto juntos quanto separados.

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2012

Nesse retrato, o abraço entre as irmãs parece mais forte do que nunca, quase como se elas estivessem se agarrando a décadas de memórias compartilhadas com a mesma firmeza. Esse gesto de conexão física exemplifica sua profunda ligação emocional e a irmandade inquebrável que as acompanhou por toda a vida. Uma das irmãs envolve as outras com seus braços protetores, aproximando-as de uma forma que parece ao mesmo tempo terna e inabalável.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Suas expressões são firmes, cheias de uma determinação tranquila, como se elas já tivessem visto de tudo e soubessem que podem enfrentar qualquer coisa juntas. Há uma intimidade aqui, um senso de unidade que transcende a câmera e, ainda assim, é tudo tão natural – como se esse fosse apenas mais um dia em que eles estivessem ali um para o outro. A conexão capturada nessa foto fala mais alto do que as palavras jamais poderiam.

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2013

Nesta fotografia, a simplicidade característica de Nixon está em plena exibição, permitindo que o peso emocional da imagem fale por meio do minimalismo. O enquadramento apertado leva o espectador diretamente ao espaço das irmãs, criando um momento íntimo, quase de confronto.

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Essa imagem significa a resistência da irmandade em particular. Nixon, que cresceu como filho único, diz que sempre foi particularmente intrigado pela unidade fraterna, e isso fica evidente nessas imagens. A cada ano que passa, as irmãs parecem se apresentar mais unidas. As afirmações anteriores de sua individualidade – os braços cruzados sobre o peito, a postura separada – dão lugar a um apoio literal uma na outra, como se a independência não fosse mais uma preocupação.

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2014

Após uma sequência impressionante de 40 fotografias consecutivas, as irmãs Brown tomaram uma decisão surpreendente em 2014 de dar um tempo em seu amado projeto de fotos de família. Os motivos por trás dessa pausa permanecem envoltos em mistério, deixando-nos especular sobre os eventos e as circunstâncias que motivaram a decisão.

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Fonte: Youtube (Paulo Moura)

Ao chegarmos à última foto, sentimos a inevitabilidade final de que, como diz Nixon, “Todos não estarão aqui para sempre” A implicação paira no escurecimento da paleta e nas figuras que se juntam, amontoando-se como se quisessem se manter à tona.

Correio brasiliense.