METRÔ DE TERESINA - MOVIMENTO AUMENTA 40% NO PRIMEIRO DIA DE FUNCIONAMENTO COM TARIFA ZERO.
Capital do Piauí é única do país a adotar a gratuidade, que entrou em vigor nessa terça-feira.
O primeiro dia de gratuidade no Metrô de Teresina, nesta terça-feira (7), trouxe um aumento significativo no número de passageiros. Segundo dados da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), cerca de 7 mil pessoas utilizaram o serviço, um crescimento de 40% em relação à média diária anterior, que era de 5 mil passageiros.
Metrô de Teresina - Foto:Divulgação/Gov do Piauí
O diretor de Operações da CFLP, Raldir Bastos, acredita que o movimento tende a crescer ainda mais nos próximos dias. "Percebemos visualmente as estações mais cheias. À medida que mais pessoas forem tomando conhecimento, novos passageiros vão usar o transporte", comentou.
A gratuidade foi implementada pelo governador Rafael Fonteles com o objetivo de beneficiar a população de menor renda e melhorar o acesso ao transporte público. O metrô, que possui uma extensão de 13,5 km e liga a zona sudeste ao Centro de Teresina, agora se destaca nacionalmente com essa iniciativa. Enquanto outras capitais, como São Paulo, estão reajustando as tarifas — em São Paulo, o aumento foi de 5,09% no dia 6 de janeiro — o Piauí optou por uma solução inclusiva.
Modernização e duplicação do metrô
Além da tarifa zero, o Metrô de Teresina está passando por uma ampla modernização e expansão. As obras estão divididas em duas etapas, com um investimento total de R$ 429,9 milhões.
Na primeira etapa, com 40% já concluída, estão sendo trocados dormentes e trilhos, realizadas reformas ou construções nas estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, e implementadas obras de rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha, além da construção de um muro de contenção e terraplanagem para a duplicação da linha. Essa fase também contempla o alargamento da passarela sobre o Rio Poti, beneficiando tanto passageiros quanto ciclistas. O investimento nesta etapa é de R$ 192 milhões.
A segunda etapa prevê a construção de uma linha paralela à atual, a reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal, e a construção das estações Mafuá, Piçarra e São João. Também estão programadas a instalação de bilhetagem com reconhecimento facial, a reforma da oficina e a modernização do Centro de Controle de Operações. Esta fase contará com um investimento de R$ 237,9 milhões.
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