ACIDENTE; HOMEM DEU PULO MORTAL E CAIU EM PÉ.


Por Rebeca Lima e Najla Fernandes (TV Cidade Verde)

Mesmo após dez dias do acidente, registrado por câmeras de segurança no cruzamento da Avenida Tiúba com a Rua 18, no bairro Pedro Patrício, em Timon (MA), o entregador de gás Diego Gomes ainda não consegue explicar como saiu ileso.

Veja mais

O vídeo do momento, que viralizou nas redes sociais, mostra Diego colidindo com um carro que tentava atravessar a via. Apesar do impacto, o motociclista rolou por cima do veículo e caiu de pé, como se tivesse dado um "mortal" — um salto com giro de 360 graus no ar.

"Eu não sei nem como explicar. A quantidade de vezes que eu já olhei esse vídeo... Não tem explicação. Eu fico perguntando: será que era meu dia? Porque aconteceu o que aconteceu e eu saí ileso? Não tem explicação", contou Diego.

Diego afirmou que viu o carro tentando fazer a travessia, mas não esperava que a motorista parasse no meio da pista.

"Eu cheguei a avistar o carro, só que eu não pensei que ia acontecer o que aconteceu. Quando a pessoa começou a entrar na pista, eu estava mais embaixo. A pessoa que vinha na minha frente de moto passou, aí eu disse que ia dar para passar também. Mas chegou o momento em que ela colocou o carro no meio da pista. Quando olhei, já estava no cruzamento, apertei o freio dianteiro e traseiro, mas não teve como segurar a moto, e aconteceu o acidente", explicou.

O cruzamento onde ocorreu a batida não tem sinalização, o que exige ainda mais atenção dos condutores. Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) revelam que 60% dos acidentes de trânsito no Brasil acontecem em cruzamentos.

O especialista em trânsito Sandro Costa ressalta que, em cruzamentos sem sinalização, a preferência é sempre do condutor que trafega à direita.

"O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que, quando houver um cruzamento sem sinalização, terá preferência o veículo que vier à direita, porque o risco maior é para ele. O impacto será exatamente em cima do condutor que vem desse lado", destacou Sandro.

Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que veículos maiores devem ser responsáveis pela segurança dos menores.

"O código prevê que os veículos maiores devem cuidar dos menores, os motorizados dos não motorizados e todos devem cuidar do pedestre, que é considerado o mais frágil no trânsito. Então, no cruzamento, é necessária uma atenção especial, especialmente com bicicletas, motos e pedestres", finalizou o especialista.

 CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.