NOVO RG PIAUÍ EMITE 1 MILHÃO DE CARTEIRAS DIGITAIS E LIDERA NO BRASIL.
Com 30% da população piauiense documentada com a CIN, o estado conta com 137 postos de atendimento espalhados por 118 municípios.

O Piauí é o estado com o maior índice de emissões da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) do Brasil. Nesta segunda-feira (10), o governador Rafael Fonteles realizou a emissão de número 1 milhão e também obteve o documento. Ao todo, 30% da população piauiense está documentada com a CIN.
Atualmente, são 137 postos de atendimento espalhados por 118 municípios. O governo diz que, até 2026, os 224 municípios devem ter ao menos um unidade de atendimento digital para garantir o acesso a direitos por meio da CNI.
Em Teresina, são 16 postos de atendimento em todas as zonas da cidade.

“Antes, tínhamos que ‘melar’ a mão para fazer a carteira de identidade. Hoje esse processo é todo digital. Esse serviço tão importante de cidadania digital, a partir da carteira de identidade nacional, está dentro do processo de transformação digital”, analisa o governador Rafael Fonteles.
O diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, órgão responsável pela emissão do documento, Marcelo Mascarenhas, destacou que o Piauí desponta nacionalmente neste processo. “Somos o estado que, proporcionalmente, tem a maior parte da sua população já com o novo documento, que é importante porque é mais seguro, ou seja, é mais difícil ser falsificado”, aponta.
Visitas domiciliares e busca-ativa
Ainda conforme o diretor, existem as ações institucionais, por meio de parcerias, para a emissão do documento no local de trabalho ou mesmo em visitas domiciliares.
“No caso de pessoas adoentadas, idosos com dificuldade de locomoção, pessoas que estão recolhidas em casas de acolhimento, deslocamos a equipe, fazemos essas visitas de modo a garantir que todos tenham acesso a esse documento, que é um direito”, acrescenta.
O Instituto de Identificação conta com sete centrais de emissão e impressão da identidade, estrategicamente localizadas para agilizar o processo de emissão e entrega do documento. As unidades estão em Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Oeiras.
CLUBE NEWS
Nenhum comentário