CRIANÇA AUTISTA DEIXA DE ASSISTIR AULA POR FALTA DE ACOMPANHAMENTO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL.

 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A falta de um acompanhante terapêutico está dificultando a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Escola Mascarenhas de Morais, localizada no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina. Conforme relato de Deusiane Rocha, mãe de uma criança neuropata de 13 anos, o filho não está frequentando as aulas devido à ausência de um profissional especializado para acompanhá-lo na escola.

“Meu filho é autista, tem paralisia infantil, microcefalia e hidrocefalia. É uma criança neuropata. Até hoje, ele não foi para a escola porque não tem cuidador, mas ele não é novato, é aluno antigo. Já falei com a chefe de inclusão, mas ela diz sempre que será amanhã. Como isso é inclusão, se as aulas começam em janeiro e meu filho só entra no meio do ano? Não é inclusão”, reclamou a mãe do estudante.

Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas não obteve retorno sobre a demanda até a publicação da matéria. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre a situação.

Os acompanhantes especializados são profissionais que auxiliam alunos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento no ambiente escolar, promovendo sua inclusão, adaptação e desenvolvimento acadêmico e social.

A presença desses profissionais nas escolas, que atuam prestando o suporte adequado aos alunos que necessitam desse acompanhamento, está prevista tanto na legislação federal quanto na estadual

 CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.