FIFA ESTUDA AMPLIAR COPA DO MUNDO PARA 64 SELEÇÕES EM 2030.


Entidade analisará proposta apresentada em reunião do Conselho; o Mundial de 2026 já terá 48 equipes

Gianni Infantino oficializa Marrocos, Portugal e Espanha como sedes da Copa do Mundo de 2030 | Foto: Divulgação/FIFA
Siga-nos no


A FIFA está avaliando a possibilidade de expandir a Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções. A ideia foi sugerida por um dos membros do Conselho da entidade durante uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (6).


A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal New York Times e confirmada pela própria FIFA. Segundo a entidade, é sua obrigação "analisar qualquer proposta de um dos membros de seu conselho".
Mundial já terá aumento de seleções em 2026

A Copa do Mundo já passará por uma ampliação em 2026. O torneio, que será sediado nos Estados Unidos, Canadá e México, contará com 48 seleções, um aumento significativo em relação às 32 equipes que disputaram a última edição no Catar, em 2022.

O Conselho da FIFA, responsável por debater mudanças no torneio, é composto por 37 membros, incluindo o presidente Gianni Infantino, oito vice-presidentes e 28 representantes das federações nacionais. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou da reunião em que a proposta foi apresentada.
Copa do Mundo de 2030 terá seis sedes

O Mundial de 2030, que marcará o centenário da competição, já será inédito por conta do número de países-sede. O torneio será disputado na Espanha, Portugal e Marrocos, que serão as sedes oficiais, além de Uruguai, Argentina e Paraguai, que receberão um jogo cada como parte das comemorações dos 100 anos da primeira Copa, realizada no Uruguai em 1930.

Essas partidas comemorativas ocorrerão na semana anterior à abertura oficial do torneio. Caso a proposta de ampliação para 64 seleções seja aprovada, a edição de 2030 poderá ser ainda mais histórica, ampliando o número de equipes participantes e possivelmente modificando o formato da competição.

MEIO NORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.