CASA PEGA FOGO APÓS VAZAMENTO DE GÁS; HOMEM FICOU FERIDO.
Fotos: Reprodução / Whatsapp
Um homem ficou ferido após uma residência pegar fogo na noite desta quarta-feira (26) no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio aconteceu após um vazamento em um botijão de gás.
O proprietário da residência, identificado como Francisco Gomes, sofreu queimaduras de primeiro grau nos braços e nas costas ao tentar apagar o incêndio. Ele foi conduzido ao Hospital do Buenos Aires para receber atendimento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local não haviam mais chamas. Ainda no local foi possível identificar a origem do incêndio.
“Após averiguação, os bombeiros militares notaram que o registro do botijão estava totalmente queimado, e com o plug fusível rompido, o que significa que houve uma elevação de temperatura no ambiente”, informou o Corpo de Bombeiros em nota.
Utensílios domésticos como fogão, geladeira, armário e forro PVC foram danificados.
Corpo de Bombeiros faz alerta e dá dicas de segurança
De acordo com a corporação entre 1º de janeiro e 26 de março de 2025, foram registradas 15 ocorrências envolvendo vazamento de gás em Teresina. As ocorrências foram registradas pela Central 193. Neste ano, dois casos foram registrados no interior do estado. Em Piripiri, uma pessoa morreu após uma explosão devido a um vazamento de gás em uma residência. O botijão estava localizado em um cômodo externo, e a suspeita é de que o gás tenha se acumulado, resultando na explosão. A vítima sofreu queimaduras graves e veio a óbito após dias de internação.
Em Parnaíba, no Conjunto João Sousa, uma ocorrência de vazamento de gás foi registrada pelo 3º Grupamento de Bombeiro Militar de Parnaíba. O incidente não deixou feridos, mas causou danos materiais na cozinha da residência, onde parte do ambiente foi atingida pelo princípio de incêndio provocado pelo vazamento de GLP.
Devido ao número de registros, o Corpo de Bombeiros dá algumas recomendações para evitar o vazamento. Confira abaixo:
- Instalação adequada: certifique-se de que o botijão de gás está em um local ventilado e longe de fontes de calor ou eletricidade. Utilize mangueiras e reguladores de pressão certificados e dentro do prazo de validade.
- Manutenção regular: verifique periodicamente a mangueira e o regulador de gás para identificar possíveis desgastes ou danos. Faça o teste de vazamento com água e sabão: aplique a solução nas conexões e observe se há formação de bolhas.
- Uso seguro: mantenha o registro do gás fechado quando não estiver em uso. Nunca deite o botijão de gás, pois isso pode causar vazamentos.
- Ações em caso de vazamento: não acenda ou apague luzes e evite usar aparelhos eletrônicos. Abra portas e janelas para ventilar o ambiente. Feche imediatamente o registro do gás e, se possível, desconecte o regulador.
- Entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para assistência
Nenhum comentário