CANTOR MORREU AOS 39 ANOS VÍTIMA DE MONKEYPOX (VÍRUS DO MACACO)

O artista já era asmático .

O cantor, compositor e ator Augusto Demétrio Neto, conhecido artisticamente como Gutto Xibatada, morreu nesta terça-feira (22/04), em Belém, no Pará (PA). De acordo com informações divulgadas pela família na quinta-feira (24/04), a morte do artista, aos 39 anos, foi provocada pela monkeypox, doença causada pelo vírus mpox.

Foto: Reprodução/Instagram

Gutto,  era uma figura reconhecida na cena musical paraense, sendo um dos representantes mais populares do forró no estado. A irmã do artista, que preferiu não ter seu nome divulgado, relatou que Xibatada contraiu a doença no final do ano passado, mas optou por manter a condição em sigilo.

“Por pedidos do meu irmão, ele não queria que isso fosse exposto. E por isso muitos não sabiam e, se não tivesse vindo a óbito, ninguém saberia”, disse ela. “Ele não contraiu no Carnaval, provavelmente foi no Réveillon. […] A doença atacou os pulmões, e ele ficou sem fala, visão e toque. No último dia, estava muito mal, com o nariz obstruído e a boca, pois já não conseguia mais se alimentar”, contou em vídeos publicados no perfil do irmão no Instagram.

Segundo a irmã, as lesões se espalharam pelo corpo do cantor, que era asmático, e seu estado de saúde se agravou rapidamente.

Ela contou ainda que a família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no mesmo dia do falecimento, e Gutto foi encaminhado às pressas ao Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, onde foi internado diretamente no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas não resistiu. A infecção nos pulmões foi a principal causa do óbito, que ocorreu em poucas horas.

A Bahia, estado onde o cantor também trabalhou, é um dos que apresentam maiores índices de infecção, com 38 casos registrados em 2024, conforme dados da Secretaria de Saúde local.

Além de sua trajetória na música, Gutto Xibatada era formado em enfermagem, profissão que exerceu até se dedicar exclusivamente à carreira artística.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.