DIA ESTADUAL DOS PROFETAS DA CHUVA FOI APROVADO EM PLENÁRIO.
O projeto é de autoria do vice-presidente Francisco Limma
Foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira (2) o projeto de autoria do deputado Limma (PT), vice-presidente da Alepi, que cria no calendário oficial do Piauí o Dia Estadual dos Profetas da Chuva.
Profetas da chuva são homens e mulheres da zona rural do Nordeste, elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.
Limma destacou durante a votação da matéria em plenário que o reconhecimento foi solicitado por defensores da cultura popular de vários municípios. A data homenageia pessoas que conseguem utilizar conhecimentos passados por meio de gerações para prever algumas questões climáticas. A cultura dos profetas da chuva já é celebrada no Estado do Ceará onde o encontro nacional de profetas da Chuva é realizado há mais de 20 anos.
"Esta é uma maneira de celebrarmos esse conhecimento como um símbolo de resistência cultural. Esses profetas, verdadeiros meteorologistas rurais, conectam os saberes da natureza, unindo o passado, o presente e o futuro do sertão", afirma o deputado.
Mais homenagens - Também foi aprovada na sessão de hoje uma homenagem proposta pelo presidente Severo Eulálio (MDB). O projeto denomina o Mercado dos Empreendedores do Sul, localizado na BR-316, em Teresina, de Mercado Rodoviário Sul Engenheiro Severo Maria Eulálio Filho.
Projetos do Judiciário - Dois projetos de lei enviados à Alepi pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI) foram aprovados na sessão plenária. Um deles cria a Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual e Contra Vulneráveis. A medida amplia a proteção a idosos e pessoas com deficiência. O outro aumenta as aplicações dos recursos do Fundo Estadual de Segurança Institucional e de Magistrados.
Os deputados ainda aprovaram projeto do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) que reorganiza diversas promotorias em todo o estado.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles
ALEPI
Nenhum comentário