FRANZÉ, RECEBEU MAIS DE 160 DENÚNCIAS DE POPULARES SOBRE DESCASO CONTRA AUTISTAS.
Foto: Ascom

COLUNISTA BARTOLOMEU ALMEIDA.
Encerrando o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado estadual Franzé Silva (PT) comunicou, nesta quarta-feira (30), em seu perfil no Instagram, que recebeu 163 denúncias de seguidores relativas a descaso contra pessoas com autismo no Piauí.
Dessas, 106 denúncias (65%) dizem respeito a problemas com planos de saúde, como cancelamento de atendimentos e terapias e descumprimento de decisões judiciais - assunto que tomou conta das redes sociais, nos últimos meses, através de ações de Franzé.
Outros seguidores fizeram 38 denúncias (23,3%) sobre falta de Acompanhantes Terapêuticos (AT) em escolas municipais, estaduais e particulares, principalmente em Teresina. Em fevereiro deste ano, o deputado denunciou o problema e cobrou solução por parte de gestores.
Outras denúncias são: falta de vagas em escolas; falta de atendimento e vagas em centros de reabilitação e clínicas; dificuldades para emissão de laudos e aquisição de abafadores; problemas de inclusão na Uespi; problemas com atendimento pelo SUS; e denúncia de discriminação.
"São muitas denúncias, e tenho certeza que não chegam perto da quantidade real de problemas enfrentados pelos autistas. É lamentável que, no mês do autismo, ao invés de estarmos comemorando avanços, estamos recebendo denúncia por cima de denúncia", pontua Franzé Silva.
O parlamentar, que tem como bandeira principal a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, em especial os autistas, ressalta que já vem adotando medidas, inclusive judiciais, para apurar as denúncias e encontrar soluções.
"Desde fevereiro, estamos nos reunindo com os pais, mães e autistas para, em diálogo com o Judiciário e o Ministério Público, buscar soluções e punir aqueles que desrespeitem direitos e decisões judiciais, inclusive com prisão. Respeitar os autistas é um direito, não um favor", assevera.
CIDADEVERDE.COM
Nenhum comentário