PAPA FRANCISCO, DEIXA TEXTO INÉDITO PARA CASAIS; LEIA TRECHOS.


A publicação, que será lançada em breve pela fundação responsável pelo catecismo jovem da Igreja Católica, traz um prefácio escrito pelo pontífice.


Em um texto inédito destinado ao livro Youcat. Amor para sempre, o papa Francisco faz uma reflexão profunda sobre o amor e o matrimônio, voltada especialmente para jovens casais e noivos. A publicação, que será lançada em breve pela fundação responsável pelo catecismo jovem da Igreja Católica, traz um prefácio escrito pelo pontífice, que compara os relacionamentos amorosos a um tango, dança tradicional argentina, país natal de Francisco.
BIA ALVES/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - Papa Francisco deixa texto inédita para casais: “O amor é uma aventura para a vida inteira”

“Não se trata de uma dança passageira, mas de uma aventura que, com incessante encantamento, dura por toda a vida”.Papa FranciscoBispo de Roma

A analogia com o tango serve como ponto de partida para uma reflexão mais ampla sobre o amor duradouro. “O bailarino e a bailarina se cortejam, vivem a proximidade e a distância, a sensualidade, a atenção, a disciplina e a dignidade”, descreve Francisco. “Alegram-se com o amor e intuem o que pode significar entregar-se por completo.”

Francisco também faz um alerta sobre a fragilidade dos vínculos afetivos na sociedade atual. “Quantos casamentos hoje fracassam após três, cinco, sete anos? Não seria melhor, então, evitar a dor, tocar-se apenas como numa dança passageira, aproveitar um ao outro e depois se separar?”, questiona. E logo responde: “Não acreditem nisso!”.

A mensagem, segundo o Vaticano, busca incentivar os jovens a acreditarem na força do amor verdadeiro e a se prepararem adequadamente para o matrimônio. O papa reforça que “com o amor não se brinca” e propõe um verdadeiro caminho de formação, chamado de “catecumenato”, expressão da Igreja primitiva que designava um período de aprendizado e discernimento antes do batismo e, agora, também do casamento.

“Acreditem no amor, acreditem em Deus, e acreditem que podem enfrentar a aventura de um amor para a vida inteira”, aconselha o pontífice. Para Francisco, é nesse compromisso que o ser humano encontra plenitude: “No ser humano reside o desejo de ser acolhido sem reservas”.

A proposta do papa, com base em sua exortação apostólica Amoris Laetitia, é que o amor conjugal seja vivido com profundidade, responsabilidade e fé, como uma jornada contínua — passo a passo, com olhos cheios de encantamento.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.