PESQUISA DATAMAX APONTA INTENÇÃO DE VOTO PARA SENADOR NO PIAUÍ.

A sondagem ouviu mil eleitores nas zonas urbanas dos 12 territórios de desenvolvimento do estado. A margem de erro é de 3,09% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Marcelo Castro, Ciro Nogueira, Júlio César Lima e Flávio Nogueira aparecem bem cotados para disputa. | Foto: Reprodução

Pesquisa do Instituto Datamax, realizada entre os dias 2 e 6 de abril em 53 municípios do Piauí, aponta Marcelo Castro (MDB) na liderança isolada da corrida para o Senado. No levantamento estimulado — quando os nomes são apresentados aos entrevistados — o emedebista aparece com 55,24% das intenções de voto.

A sondagem ouviu mil eleitores nas zonas urbanas dos 12 territórios de desenvolvimento do estado. A margem de erro é de 3,09% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Ciro em segundo, seguido por Júlio e Flávio Nogueira

Logo após Marcelo Castro, Ciro Nogueira (Progressistas) figura em segundo lugar, com 40,94%, seguido por Júlio César (PSD), que alcança 27,7% das intenções de voto. O petista Flávio Nogueira aparece com 18,12%. Votos nulos ou brancos somam 7,34%, e um expressivo contingente de 50,66% declarou não saber ou não opinou, mesmo com a lista de candidatos apresentada.




89,5% não sabem em quem votar

No cenário espontâneo — sem apresentação de nomes — a pesquisa mostra um eleitorado amplamente indeciso. Ao serem questionados sobre o primeiro voto para o Senado, 89,5% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.





Entre os nomes citados, Marcelo Castro lidera novamente, com 3,2%, seguido por Ciro Nogueira (3,1%) e Júlio César (1,2%). Wellington Dias, ex-governador e atual ministro, aparece com 1,1%. Os demais nomes, como Joel Rodrigues (0,7%) e o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (0,2%), pontuam abaixo de 1%.
Segundo voto mostra cenário ainda mais indefinido: 95,6% estão indecisos




Quando questionados sobre o segundo voto — já que em 2026 o Piauí elegerá dois senadores — o índice de indecisos cresce ainda mais: 95,6% não souberam ou não quiseram responder. Nesse recorte, Marcelo Castro aparece com 1,3%, Júlio César com 1% e Ciro Nogueira com 0,9%. Flávio Nogueira e Wellington Dias foram lembrados por 0,3% e 0,2%, respectivamente. Outros nomes como Rafael Fonteles, Rejane Dias, Elmano Férrer e Samantha Cavalca foram citados por apenas 0,1%.

MEIO NORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.