EM UMA ÚNICA NOITE, TERESINA REGISTRA CHUVA SUPERIOR AO ACUMULADO PREVISTO PARA MÊS DE MAIO.
Fotos: Reprodução / Redes sociais
A chuva que atingiu Teresina na noite desta quarta-feira (21) já era prevista pelos centros de monitoramento. Porém, o acumulado registrado surpreendeu e chegou a quase o total previsto para todo o mês de maio.
Segundo Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí, historicamente, o acumulado de chuvas em todo mês de maio soma 120mm. Em apenas uma noite, a capital registrou uma forte chuva que chegou ao acumulado de 86.5mm. Esse volume foi registrado na zona Sul de Teresina.
“A capital por exemplo, na estação Ana, teve um acumulado superior a 80mm, mais ou menos 86.5mm, que é uma marca expressiva de chuva. Provavelmente a gente não teve uma marca tão contundente de chuva na estação chuvosa. É importante a gente falar que maio historicamente tem um acumulado de 120mm, ou seja, em uma única chuva a gente crava uma marca importante de acumulado em Teresina. Porém a gente tem que computar que chuvas desse porte, dessa envergadura sempre causam transtorno”, conta.
A chuva prevista pelos centros de monitoramento é devido a dinâmica atmosférica de dois sistemas importantes para região Nordeste. O primeiro é o sistema que atinge a costa oriental, que atinge principalmente a faixa de Pernambuco.
Outro sistema, considerado comum nessa época do ano, são os sistemas frontais, ou frentes frias, que adentram pela Bahia. Teresina foi atingido pelo sistema frontal, que segundo Werton Costa, já era previsto.
“Foi justamente a entrada de um sistema frontal, já previsto, com padrão amarelo relativo a faixa Norte e Centro Norte até a micro região de Picos. A gente já trabalhava com a hipótese de alguma ocorrência chuvosa, claro não havia indicativo de ocorrência chuvosa com grau de severidade, ou seja, com volumes que superassem os 50mm. Tal fato acabou se comprovando em vários municípios, sobretudo na capital”, explica.
A previsão é que a chuva ocorra até o dia 24 deste mês, porém não é possível precisar se ela virá com a mesma intensidade.
Grande volume de chuva causa transtorno
Com o grande volume de chuvas e a dificuldade de escoamento da cidade, moradores foram surpreendidos. Em alguns pontos da cidade, foi possível registrar queda de árvores e até pessoas sendo resgatadas da enxurrada.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma mulher aparece sendo resgatada por cinco homens de uma forte correnteza. Em outro ponto no bairro Lourival Parente, zona Sul, um muro cai após a força do acumulado de chuvas. No vídeo é possível ver que a rua está completamente alagada com uma forte correnteza onde antes era um lugar para passagem de veículos e pedestres.
A zona Sul foi a mais atingida, com o registro de 86.5mm de chuva provocando enxurrada nas ruas do bairro Promorar e outros. Na zona Sudeste, o acumulado chegou a 25mm, porém a chuva foi rápida o que dificultou o escoamento em alguns bairros.
Nenhum comentário