EX-VEREADOR DIZ TER ENCONTRADO JAZIDA DE OURO NO SUL DO PIAUÍ; SAIBA ONDE FICA.

Procurado pelo Meio News, o ex-vereador não concedeu entrevista, mas confirmou a informação por meio de material enviado à reportagem

Ex-vereador diz ter encontrado alto teor do minério em Currais-PI | Foto: Luiz Rodrigues Filho

Uma jazida de ouro foi identificada na zona rural do município de Currais, no Sul do Piauí, segundo o ex-vereador de Bom Jesus, Luiz Rodrigues Filho. A área, com cerca de 1.984 hectares, está localizada em região de Cerrado.

De acordo com análise feita pelo laboratório Solos & Plantas, empresa contratada pelo proprietário, amostras coletadas no local indicaram um teor de 88,82 gramas de ouro por tonelada de solo, um índice considerado elevado na atividade de mineração.
POSSÍVEL EXPLORAÇÃO

O resultado da análise foi emitido no dia 20 de março de 2025. Procurado pelo Meio News, o ex-vereador não concedeu entrevista, mas confirmou a informação por meio de material enviado à reportagem. Segundo ele, a área poderá contar com apoio da Polícia Federal para garantir a segurança durante o processo de pesquisa, caso necessário.

Vereador Luís Rodrigues Filho | Foto: Divulgação

Luiz Rodrigues Filho já possui alvará de pesquisa emitido pela Agência Nacional de Mineração (ANM), conforme publicação no Diário Oficial da União no dia 11 de abril de 2025. O documento autoriza o início da fase de estudos técnicos para avaliar o potencial da jazida, com validade inicial de três anos.


Documento da ANM autoriza estudos no terreno do ex-vereador | Imagem: Reprodução

VOLUME DE OURO

Com base em estimativas teóricas de volume e densidade do solo, o depósito poderia conter até 7.108 toneladas de ouro. No entanto, a confirmação da viabilidade econômica da extração ainda depende do avanço das pesquisas e de novas análises técnicas.

MEIO NORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.