INSS USARÁ AGÊNCIA DOS CORREIOS PARA ATENDER VÍTIMAS DE FRAUDES EM BENEFÍCIOS.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e os Correios. Ao todo, mais de 4.730 agências do Correios estão habilitadas para prestar suporte para os aposentados e pensionistas.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar a consulta e contestação de descontos indevidos no INSS diretamente em agências dos Correios, a partir de 30 de maio. O atendimento será gratuito e visa ampliar o acesso presencial ao serviço, principalmente para quem vive em regiões que não possuem unidades do instituto.

Joédson Alves/Agência BrasilINSS usará agências dos Correios para atender vítimas de fraudes em benefícios

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o INSS, o Ministério da Previdência Social e os Correios. Ao todo, mais de 4.730 agências estão habilitadas para prestar suporte à população. O objetivo é permitir que segurados verifiquem se foram vítimas de fraudes e, se necessário, solicitem o reembolso de valores descontados indevidamente de seus benefícios previdenciários.

Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a ação busca garantir um caminho mais rápido e acessível para solucionar irregularidades. “Estamos ampliando o acesso, facilitando barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, declarou.

Com presença em todos os municípios brasileiros, os Correios colocam à disposição dos beneficiários uma infraestrutura pública já instalada, preparada para oferecer suporte presencial, especialmente a idosos e pessoas com dificuldades em acessar plataformas digitais.

“Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população, com disposição e capacidade para oferecer soluções que facilitem a vida das pessoas”, afirmou o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Locais sem agência habilitada

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.

Uma lista completa de unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.
Como será o atendimento?

O atendimento presencial será realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações.

Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão: Consultar sobre existência de desconto
Requerer a contestação de descontos não autorizados
Reconhecer a autorização de algum desconto
Consultar sobre resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada)
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação
Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS
Quem deve procurar as agências?

O atendimento presencial é para quem tem dificuldade ou não consegue usar os canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, ou mesmo ligar para a Central 135. Atualmente, 98% dos atendimentos do INSS são realizados por esses canais remotos. O público-alvo do atendimento presencial são cerca de dois milhões de segurados que procuram as agências.

Os canais preferenciais para o atendimento aos aposentados continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a central 135.

O presidente do INSS reforçou que aqueles que já fizeram o pedido pelo Meu INSS ou pelo 135 não precisam ir aos Correios e que não há necessidade de correr para as agências no primeiro dia do atendimento. “Se você for no dia 30, no dia primeiro, no dia 2, no dia 3, no dia 4, vai ser atendido da mesma forma", ressaltou Gilberto Waller. “Não há prazo final para buscar o ressarcimento.”

DIA.COM - TERESINA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.