JÚLIO CÉSAR, REAFIRMA APOIO A LULA EM 2026 E SE FORTALECE NA DISPUTA PELO SENADO.


O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Júlio César (PSD), reafirmou sua posição política para as eleições de 2026. O parlamentar declarou que seu voto para a presidência da República será decidido em alinhamento com o grupo comandado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Questionado sobre a possibilidade de apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que se movimenta como pré-candidato ao Palácio do Planalto, Júlio César afastou a hipótese e deixou claro que seguirá o voto de grupo pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: 180graus

“Pertenço a um grupo comandado pelo Governador Rafael e já comuniquei ao presidente do partido que, qualquer que seja a decisão a nível nacional, nós estaremos aqui, a nível estadual, com o grupo que nós pertencemos. Então, nós vamos votar no Lula, no Rafael e no nosso grupo”, afirmou o parlamentar.

Júlio César ganha espaço na corrida ao Senado

O nome de Júlio César tem se fortalecido na disputa por uma das vagas ao Senado, especialmente após a possibilidade de o senador Ciro Nogueira (Progressistas) desistir da reeleição para compor uma chapa nacional como candidato a vice-presidente.

Nos bastidores, Ciro articula o fortalecimento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o principal nome da oposição para a sucessão presidencial. Ao mesmo tempo, trabalha para convencer os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) a disputarem o Senado, abrindo caminho para que a vaga de vice-presidência na chapa oposicionista fique disponível.

Caso avance nesse projeto, Ciro deve abdicar da disputa pela reeleição no Senado, indicando um dos seus aliados, Margarete Coelho ou Joel Rodrigues, para concorrer em seu lugar. Com sua saída da política estadual para uma campanha nacional, a oposição no Piauí tende a perder força, restando ao senador a tentativa de transferir sua base de prefeitos a um sucessor.

Foto: 180graus

Nesse novo cenário, a chapa governista se fortalece para conquistar as duas vagas em disputa para o Senado em 2026. As articulações atualmente indicam a reeleição do senador Marcelo Castro (MDB) e a eleição do deputado Júlio César (PSD), ambos com o respaldo do governador Rafael Fonteles.

Ciro cotado para vice-presidência

A possibilidade de Ciro Nogueira integrar a chapa majoritária da oposição como vice-presidente foi reforçada nesta segunda-feira (12/05) pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas). Em entrevista ao jornalista Gustavo Almeida, Arcoverde destacou a força política de Ciro no cenário nacional.

“É sim [uma possibilidade real], porque o Ciro foi o grande articulador da federação entre União Brasil e o Progressistas. É um nome que comanda o centro dentro do Senado e da Câmara e é um nome político forte. Nós temos vários candidatos a vice-presidente, mas o nome do senador Ciro é o nome que transita muito bem dentro de todos os partidos de centro, e o centro hoje é o equilíbrio na Câmara dos Deputados”, afirmou Arcoverde.

180 GRAUS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.