MESMO SEM CASOS DE GRIPE AVIÁRIA, PIAUÍ REFORÇA MEDIDAS DE SEGURANÇA CONTRA A DOENÇA.

Adapi,  reforçou fiscalização em granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos de trânsito interestadual de produtos avícolas, para manter Estado com status de área livre da doença.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), está reforçando as ações de prevenção e vigilância sanitária contra a gripe aviária no Estado. A iniciativa ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul.

Governo do PiauíMesmo sem casos de gripe aviária, Piauí reforça medidas de segurança contra doença

No Piauí, até o momento, não há registro de casos da doença. Ainda assim, a Adapi segue com rigorosa fiscalização em granjas comerciais, criatórios de aves domésticas e pontos estratégicos de trânsito interestadual de aves e produtos avícolas. A medida tem como objetivo manter a segurança sanitária e preservar o status de área livre da doença.

O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, destaca que o órgão segue atento às recomendações do Mapa e em caso de detecção da gripe aviária todas as medidas serão prontamente adotadas. “É fundamental que produtores, comerciantes e a população em geral sigam as orientações, colaborem com as ações de vigilância e comuniquem qualquer situação suspeita. É importante ressaltar também outras ações que estão sendo desenvolvidas e mantém a saúde animal do nosso Estado, como a Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos e o inquérito sanitário para diagnóstico de brucelose”, afirma.

O governador Rafael Fonteles renovou, em novembro de 2024, o decreto de emergência zoossanitária com validade de 180 dias, visando fortalecer as medidas de prevenção contra a gripe aviária, uma doença viral que afeta aves silvestres e domésticas e pode causar altos índices de mortalidade. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com aves infectadas, suas fezes, penas ou secreções.

A Adapi orienta que qualquer mortalidade anormal de aves ou sinais clínicos compatíveis com a doença sejam notificados imediatamente. A notificação pode ser feita de várias formas:WhatsApp: (86) 99462-1644;
Telefone: (86) 2222-1710;
Site do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (SISBRAVET): https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action;
E-mail: epidemiologia@adapi.pi.gov.br.
Piauí já teve caso suspeito de gripe aviária

Em 2023, o Piauí descartou o que seria o primeiro caso de gripe aviária; o caso estava sob investigação desde o dia 04 de agosto de 2023. Os resultados dos exames foram divulgados pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) nessa sexta-feira (11).

O caso tratava-se de uma ave passeriforme, da espécie Andorinha Doméstica Grande, que foi encontrada caída no quintal de uma residência, em Teresina. O animal foi recolhido por profissionais da Adapi, teve as amostras levadas para Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, que posteriormente apontou resultado negativo para Influenza Aviária.

O DIA.COM - TERESINA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.