POLÍTICA - COLUNA TEMPO REAL DE ELIVALDO BARBOSA.

 


Nunes Marques julgará relaxamento de prisão de Tatiana Medeiros

Foto: Andressa Anholete/STF - Divulgação Instagram

FONTE - CIDADEVERDE.COM

Já está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recurso que pede relaxamento da prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), detida no Quartel da Polícia Militar do Piauí desde 3 de abril. O pedido, sob o formato de habeas corpus, foi protocolado pelos advogados Telsírio Alencar e Marcos Brito. O ministro Nunes Marques julgará o recurso. A defesa de Tatiana Medeiros pede concessão de liminar da ordem de habeas corpus para revogação da prisão preventiva da vereadora e sua substituição por medidas cautelares. Os advogados aguardam decisão ainda hoje, quarta-feira (7).

O texto do recurso destaca:

"A paciente apresenta: residência fixa, certidões criminais negativas, profissão de advogada regularmente inscrita na OAB/PI, condição psíquica abalada (CID F32.2), e ausência de antecedentes criminais. Assim, a substituição da prisão por medidas cautelares do art. 319 do CPP, ou subsidiariamente, a prisão domiciliar (art. 318), é plenamente cabível."

Justiça arquiva ação contra Marcos Elvas

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com
 
 
A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Piauí decidiu, por unanimidade, arquivar ação de improbidade administrativa movida contra o ex-prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (União Brasil). A decisão, publicada no Plenário Virtual do TJ-PI em 4 de maio, determinou a extinção do processo.

O recurso foi protocolado pela defesa do ex-prefeito após a 2ª Vara da Comarca de Bom Jesus determinar o prosseguimento da ação.

A relatora do caso, juíza convocada Valdênia Moura Marques de Sá, acatou os argumentos da defesa, destacando a falta de individualização da conduta do ex-gestor, requisito legal previsto na Lei de Improbidade Administrativa. Segundo a magistrada, a petição inicial não apresentou qualquer prova ou descrição concreta de atos praticados ou ordenados diretamente por Elvas.

“O simples fato de ocupar o cargo de prefeito à época não autoriza, por si só, a responsabilização do agente público. A ação proposta pelo Ministério Público se limitou a alegações genéricas, sem apresentar elementos probatórios mínimos ou dolo específico atribuível ao agravante”, afirmou a relatora.

A decisão também ressaltou que os contratos citados na ação foram firmados por secretários municipais, dentro das atribuições das respectivas pastas, sem demonstração de ciência ou interferência direta do ex-prefeito. Ainda segundo o voto, não houve qualquer comprovação de vantagem indevida ou prejuízo ao erário atribuível ao ex-gestor.

Outro ponto considerado relevante pela magistrada foi a condução do inquérito civil que embasou a ação judicial. O procedimento, iniciado em 2017, sofreu diversas prorrogações e, segundo os autos, teria ultrapassado os prazos legais previstos na legislação vigente à época.

Silvio Mendes define órgãos que coordenarão cortes de despesas

Após longa reunião com equipe administrativa, o prefeito da capital, Silvio Mendes definiu a estratégia que o município adotará no corte e controle de despesas. Sete órgãos da gestão municipal farão os levantamentos: secretarias de Governo, Planejamento, Finanças, Administração, Educação, Procuradoria Geral e Fundação Municipal de Saúde. A coordenação dos levantamentos será oficializada através de decreto que será anunciado nesta terça-feira,06. A medida foi tomada após constatação de rombo financeiro no tesouro municipal  estimado em R$ 1 bilhão. Sobre ajustes e cortes nas despesas da prefeitura, Silvio Mendes foi claro no recado: "Onde for possível e com menos prejuízos na prestação dos serviços", garantiu.

Proteção de crianças na internet

Foto enviada à coluna

O deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos/PI), relator do Projeto de Lei nº 2628/2022, promove nesta quarta-feira, 07, às 15h, no Plenário 14 da Câmara dos Deputados, a primeira de uma série de audiências públicas sobre a proposta que visa reforçar a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

O projeto propõe alterações significativas na legislação brasileira, com o objetivo de enfrentar os riscos crescentes a que crianças e adolescentes estão expostos na internet, como aliciamento, exposição indevida, cyberbullying, publicidade abusiva e acesso a conteúdos prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e emocional. A audiência reunirá especialistas, representantes do governo, sociedade civil e setor privado para debater medidas regulatórias e de responsabilidade compartilhada.

A iniciativa do Projeto é apoiada por diversas organizações da sociedade civil, especialistas, entidades, pesquisadores e instituições que atuam na defesa dos direitos das infâncias e adolescências. Por outro lado, plataformas digitais têm demonstrado resistência a alterações que impactem seus atuais modelos de entrega e monetização de conteúdos, especialmente no que diz respeito à segmentação algorítmica e à responsabilização por danos decorrentes da exposição infantil online.

“É um projeto que envolve desde pais, mães e tutores, que expressam crescente preocupação com o excesso de tempo diante das telas, até questões mais complexas, como os conteúdos inadequados a que crianças e adolescentes estão sendo expostos de forma recorrente nas redes”, afirmou o deputado Jadyel Alencar.

Rafael Fonteles encaminha cooperação com prefeitura de Parnaíba

A primeira parceria administrativa do governo estadual com a prefeitura de Parnaíba na gestão do prefeito Francisco Emanuel  já está em andamento. A cooperação envolve a gestão do prefeito Francisco Emanuel (Progressistas) e a secretaria de Administração na área de regularização fundiária. Francisco Emanuel recebeu na semana passada, na prefeitura de Parnaíba, a superintendente do Patrimônio do Estado, Carol Viveiros, e anunciou a regularização  de pelo menos 400 imóveis. "Dentro do programa Pactos pelo Piauí, é necessário ter um acordo de cooperação para avançarmos nessas ações de regularização fundiária", explica Samuel Nascimento, secretário de Administração do Estado. O prefeito Francisco Emanuel sinaliza para assinatura do acordo e na sequência o município de Parnaíba será plenamente atendido pelo Prourbe, programa de regularização fundiária. "O primeiro passo foi cumprido na semana passada", revela Samuel Nascimento.

Lula promove mais uma mudança no ministério

A assistente social Márcia Lopes assume nesta segunda-feira, 05, o ministério da Mulher, no lugar de Cida Gonçalves. Mudança, segundo o entorno do presidente Lula, previsível e já programada. Será a sexta posse na Esplanada dos Ministérios só este ano: Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (SRI). Frederico Siqueira (Comunicações), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Wolney Queiroz (Previdência) e agora Márcia Lopes (Mulher), que é filiada ao PT.  Lula pode seguir mudando o ministério para atender pressão de forças aliadas, principalmente MDB e PSD, que buscam mais espaços no primeiro escalão do governo federal.

Júlio César confirma acordo com Rafael sobre chapa majoritária

Nome pessedista para candidatura ao Senado na chapa governista, o deputado federal Júlio César Lima (PSD) revela sintonia fina com o governador Rafael Fonteles quando a consistência da aliança formada por PT, MDB e PSD para a eleição majoritária estadual de 2026. A pedida do PSD na formação da chapa é a candidatura de senador e o indicado do PSD é o deputado federal Júlio César, presidente da legenda no Piauí.

O Progressistas do Piauí na federação com o União Brasil

Foto enviada à coluna

No Congresso Nacional a federação União Progressistas terá três representantes no Congresso Nacional. Na Câmara Federal os deputados Júlio Arcoverde e Átila Filho; o senador Ciro Nogueira completa a bancada piauiense da federação. Na foto, Júlio, Átila e Ciro ao lado de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil e dirigente da nova federação.

Heráclito Fortes assumirá cargo no PSD

O ex-senador Heráclito Fortes assumirá no dia 5 de maio a missão de presidir o conselho político do PSDB de São Paulo. O convite para o ato de posse foi assinado pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Heráclito Fortes mora em São Paulo e o retorno à política não está associado a projeto de candidatura. No Piauí, Heráclito foi eleito para  mandatos de prefeito de Teresina, deputado federal e senador. Amigos e lideranças políticas estão recebendo convites para participar da solenidade na próxima segunda-feira na sede do PSD em São Paulo.

Em entrevista no Roda Viva, Rafael Fonteles defende reeleição de Lula

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador piauiense foi o entrevistado de segunda-feira,28, no influente Programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo. Quando indagado por jornalistas de diversos veículos de comunicação sobre as disputas eleitorais de 2026, Rafael Fonteles reforçou a tese que considera única no PT e na base governista federal: a candidatura à reeleição do presidente Lula. "Não há plano B; Lula é o candidato mais competitivo e será reeleito", disse.

Sobre a sucessão no PT, Rafael defendeu protagonismo da região Nordeste. "Não é razoável que a região que concentra os governos estaduais petistas não exerça influência na direção nacional do partido", avalia o governador.

Sobre embate com líderes bolsonaristas, Rafael citou o caso do Piauí. "Não há muito espaço para o bolsonarismo no estado. O presidente Lula tem aprovação superior a 70% e acredito que na próxima eleição terá percentual ainda maior que na eleição passada, que já foi o maior do Brasil", afirmou Rafael Fonteles.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.