CURITIBA – PR | SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SIMÕES-PI PARTICIPA DE UMA GRANDE IMERSÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS AURORA E PARLENDA .
Entre os dias 31 de maio e 3 de junho, a Secretária de
Educação Íris Elaine Dantas Lopes de
Carvalho ,acompanhada da coordenadora da Educação Infantil Eneyde Oliveira Dos
Reis , realizaram uma exitosa imersão nas escolas Auroras e Parlenda
localizadas na capital paranaense.
A visita imersiva teve como foco as duas instituições citadas que são referências na abordagem pedagógica inspirada em Reggio Emilia e Emmi Pikler. Sendo a escola PARLENDA a única no Brasil com certificação oficial da Reggio Children. Recebeu também o selo internacional Learning by Languages, consolidando-a como a primeira instituição brasileira a receber a certificação. Com ela, a Parlenda passa a ser também a única escola de educação infantil reconhecidamente capaz de contribuir outros pedagogos de acordo com a abordagem Reggiana.
Durante a imersão, os educadores participaram de momentos de observação das rotinas e projetos das turmas, acompanhando propostas como oficinas de artes visuais, brincadeiras de exploração livre nos parques ,entre várias outras. As escolas também abriram espaço para a socialização de relatos de experiências, possibilitando que as equipes refletissem coletivamente sobre desafios e potências do trabalho pedagógico com crianças pequenas.
“A imersão foi uma oportunidade preciosa para olharmos para
nossas práticas com mais profundidade, a partir do olhar do outro. A troca nos
fortalece e nos inspira”, destacou uma das educadoras da Escola Parlendas.
A imersão reforçou o compromisso das escolas Parlendas e Aurora com uma educação infantil centrada na escuta sensível, na valorização do brincar e na construção de uma rede colaborativa entre instituições que compartilham valores e propósitos semelhantes.
“Mais do que compartilhar metodologias, a imersão nos
permitiu vivenciar a potência do encontro, da presença e do afeto na educação
das infâncias”.
Além de toda essa imersão , tivemos momentos de formação com
profissionais renomados como Regina Shudo, Cleber Fabiano, Robson Lima e Israel
Boniek que veio nos falar sobre A EPISTEMOLOGIA DAS ABORDAGENS PARTICIPATIVAS
PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. A iniciativa
visa aprimorar as práticas pedagógicas ,
promover a troca de conhecimentos e implementar metodologias inovadoras que
contribuam para o desenvolvimento integral das crianças atendidas na rede
municipal de ensino..
QUE A PAIXÃO PELO SABER CONTINUE INSPIRANDO NOVAS FORMAS DE OLHAR, ESCUTAR E APRENDER COM A INFÂNCIA .
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