59% APROVAM AÇÃO CONTRA BOLSONARO; 41% CRITICAM; DIZ PESQUISA QUAEST.


Ao todo, foram 1,3 milhão de menções monitoradas até 17h de sexta-feira (18). Instituto vê resposta “altamente polarizada” e combustível para disputas e mobilização das bases eleitorais.


Jair Bolsonaro | Foto: Ton Molina/STF
Siga-nos no


Um levantamento da Quest divulgado neste sábado (19) mostra que 59% das menções nas redes sociais apoiaram a operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro na sexta-feira (18), enquanto 41% foram contrárias e defenderam o ex-presidente.






Foram monitoradas 1,3 milhão de citações feitas entre 0h e 17h do dia da ação, envolvendo 418 mil autores únicos, com média de 72 mil comentários e alcance médio de 113 milhões de visualizações por hora. Entre as menções de grupos de direita, 32% criticaram o STF e 11% mencionaram ditadura ou censura.


A Quaest considera que o monitoramento indica forte mobilização nas redes, com resposta altamente polarizada até o momento. O cenário revela um ambiente digital altamente reativo, em que decisões judiciais rapidamente se transformam em combustível para disputas e mobilização das bases, diz o instituto.

De acordo com o instituto, a operação fez com que as buscas pelo nome de Bolsonaro no Google quintuplicassem na sexta-feira, em relação à média de junho. Também aumentaram as pesquisas pelo termo "tornozeleira" e, em menor escala, pelo nome de Alexandre de Moraes.

Metodologia: O levantamento foi feito com base no método "Social Listening". As menções sobre o assunto foram coletadas das principais redes sociais (X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube) e site de notícias por API própria da Quaest, com buscas de palavras-chaves.

meionorte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.