CASA APIS PERDE VENDA DE 95 TONELADAS DE MEL APÓS TARIFAÇO DE TRUMP.


A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), com sede em Picos, no Sul do Piauí, sofreu um duro golpe neste sábado (12). Um tradicional cliente dos Estados Unidos cancelou a compra de 95 toneladas de mel orgânico, após o anúncio do presidente Donald Trump sobre a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Segundo a Casa Apis, o cancelamento foi motivado pelo receio dos importadores de que a carga chegue aos EUA já sob a vigência da nova taxação, apelidada de “tarifaço”. A exportação seria feita a partir do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), após o transporte do mel por mais de 500 km desde o interior do Piauí.

“Fomos pegos de surpresa”, diz presidente da Casa Apis

Foto: Reprodução

O presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas, lamentou o rompimento do contrato com um parceiro de longa data.

“Ontem (11), no final da tarde, infelizmente recebemos o comunicado dos nossos clientes mandando suspender os embarques. Foi um cliente que é parceiro nosso há muitos anos”, declarou.

Atualmente, cinco contêineres com o mel orgânico estão no Porto do Pecém, com despacho aduaneiro já concluído, aguardando apenas a atracação dos navios. A associação também tem outra carga prevista para ser enviada ao porto na próxima segunda-feira (14), mas ela foi suspensa até que o impasse seja resolvido.

“Nossa representante nos EUA está tentando negociar com esses clientes, devido à relação de amizade que temos, para ver se conseguimos, pelo menos, embarcar os contêineres que já estão no porto”, informou Sitônio.

Produção em risco e prejuízo logístico

A Casa Apis já entregou cerca de mil toneladas de mel em 2024, com previsão de dobrar esse volume até o fim do ano — contratos que agora estão ameaçados. Sitônio alerta que o custo elevado do transporte terrestre e da logística de exportação torna a suspensão ainda mais grave para pequenos produtores e cooperativas.

“Será difícil para nós, que somos pequenos produtores e agricultura familiar, e para os próprios consumidores americanos, que terão dificuldade em encontrar mel para o consumo”, ressaltou.

Brasil lidera exportação de mel orgânico

Os Estados Unidos consomem 80% do mel produzido no Brasil. Em 2024, o Piauí liderou o ranking nacional de exportações para o país, mesmo sem ser o maior produtor.

“O Brasil se especializou na produção de mel orgânico, especialmente o Nordeste, que agora ocupa a primeira posição nessa produção. Além disso, o Brasil é o maior exportador de mel orgânico do mundo”, destacou Sitônio Dantas.

A suspensão das exportações afeta diretamente a cadeia produtiva nordestina e acende um alerta sobre a necessidade de buscar novos mercados, diante da dependência do setor em relação ao mercado americano.

180graus

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.