GRUPO MATIZES BUSCA APOIO PARA REALIZAR A 23ª PARADA DA DIVERSIDADE EM TERESINA.

 

Marcada para acontecer em setembro, a Parada da Diversidade 2025 está em fase de articulação. O Grupo Matizes, responsável pela organização do evento, tem buscado apoio junto ao poder público e à iniciativa privada para garantir a realização da 23ª edição, que neste ano volta ao Centro de Teresina.

Segundo a vice-coordenadora do grupo, Marinalva Santana, o momento é de mobilização. “É verdade. Estamos atrás de apoio para viabilizar a Parada deste ano. Está bem difícil, mas somos teimos@s e não desistiremos”, afirmou em entrevista ao cidadeverde.com.

Na última quinta-feira (24), representantes do Matizes se reuniram com o prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União). Na ocasião, foi apresentada a proposta de retorno do evento ao Centro da cidade, com o objetivo de colaborar também com a revitalização da região. Segundo Marinalva, o prefeito deu aval para a ideia e se comprometeu a articular com órgãos da gestão municipal, como a Strans, Guarda Municipal e SDU, para apoiar a estrutura do evento.

“Também solicitamos apoio financeiro da PMT, que ao longo dos anos tem disponibilizado palco, som e iluminação para realizarmos a Parada. O prefeito nos falou que a prefeitura está em uma situação financeira difícil, mas que apoiaria na medida do possível”, explicou Marinalva.

Além da prefeitura, o grupo aguarda uma reunião com a Secretaria de Cultura do Estado, cujo pedido já foi protocolado, e mantém conversas com empresas privadas. O Matizes ainda avalia criar uma vaquinha virtual para arrecadar recursos com o apoio popular.

Mais de duas décadas de celebração e resistência 

Realizada pela primeira vez em 2002, a Parada da Diversidade é uma das maiores manifestações públicas de defesa dos direitos LGBTQIA+ no Piauí. Com shows, performances e um cortejo pelas ruas da capital, o evento celebra a diversidade e chama atenção para a igualdade de direitos.

“É uma luta bem árdua, difícil, mas que encaramos com coragem e muita altivez”, diz Marinalva ao comentar o esforço necessário para manter o movimento vivo por mais de duas décadas.

Para além da festa, o evento também carrega um peso histórico e político. “A Parada é um evento festivo, de celebração, mas é, acima de tudo, uma ação política, que reivindica a igualdade de direitos. Aproveito para destacar que um dos grandes desafios para nós do Matizes é desconstruir essa ideia equivocada que muitas pessoas têm sobre a Parada, confundindo-a com uma micareta”, destaca.

Foto: Renato Andrade / cidadeverde.com

 



























CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.