HÁ EXATOS 45 ANOS, PAPA JOÃO PAULO II, VISITAVA O PIAUÍ.

Entre a multidão que o aguardava no aeroporto, apareceu uma faixa impactante.

Em sua primeira viagem apostólica ao Brasil, o Papa João Paulo II chegou a Teresina no dia 8 de julho de 1980, por volta das 10h, direto da capital federal. A visita, que completa 45 anos, durou cerca de 30 a 40 minutos, mas deixou memórias profundas na população piauiense.

Foto: ReproduçãoHá exatos 45 anos, Papa João Paulo II visitava o Piauí
Há exatos 45 anos, Papa João Paulo II visitava o Piauí

Entre a multidão que o aguardava no aeroporto, apareceu uma faixa impactante: “Santo Padre: o povo passa fome”. Essa manifestação foi feita por pessoas ligadas à Pastoral da Juventude, como Raimunda Reis e padre Costinha, e chegou a gerar tensão, alguns manifestantes foram detidos .

O Papa leu a faixa, interrompeu a fala e fez questão de mencionar a situação, ecoando seu discurso pautado na justiça social e na solidariedade.

Confira alguns trechos do discurso do Papa no Piauí:

E agora meus votos para vós, querido Piauí e piauienses: que desponte bem depressa para vós a aurora do desenvolvimento integral que, de certo modo já se anuncia. Que venha o progresso, não o que ameaça sufocar o homem, mas o que eleva e dignifica este homem. Não o que corre o risco de aumentar as injustiças mas o que instaura e consolida a justiça. Que, superada toda forma de isolamento, vossa terra venha a inserir-se nos benefícios de uma comunidade política, social e economicamente bem qualificada. Que, eliminados os desequilíbrios, gozeis dos frutos da equidade.

Piauí!

Homens do Estado do Piauí, ao serviço de quem se acham as várias estruturas a diversos níveis, nas quais vos inseris: conservai um “coração de pobre”, para acolher todo o auxílio que, estou certo, todo o Brasil, todos os estados do Brasil, todos os homens do Brasil, convosco unidos numa única nação, não vos deixarão de dar; o Senhor Jesus, o mesmo que proclamou “bem-aventurados os pobres em espírito”(Mt 5,3), dizia sempre: “vós sois todos irmãos”(Mt 23,8).

10. Agora prossigo minha peregrinação para encontrar outros irmãos vossos. Gostei e gostarei sempre do Piauí. Levo comigo a saudade deste encontro e a lembrança de todos vós. E, exortando-vos a viver como homens e como cristãos na prática do bem (cf. 1Pt 2,15) sob o olhar de Deus e a proteção de Maria Santíssima, nossa Mãe, deixo-vos a minha bênção. De volta a vossos lares aqui em Teresina, no interior do Piauí, no Maranhão e, quem sabe em outros Estados, levai esta bênção do Papa para todas as vossas famílias, especialmente os anciãos, as crianças, os doentes, os que estão na aflição.

“Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, ... consolem os vossos corações e os tornem firmes em toda sorte de boas obras”(cf. 2Ts 2,16ss).

VEJA O VÍDEO:

CoNECTAPIAUÍ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.