PADRE FOI AFASTADO DE PARÓQUIA POR SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL.

Diocese de Caxias confirma afastamento de Raimundo Luzia e caso já está sob investigação da Polícia Civil e do Vaticano.

O padre Raimundo Luzia, em Timon (MA), foi afastado das atividades da Paróquia Menino Jesus de Praga por suspeita de abuso sexual.

 A decisão foi comunicada pela Diocese de Caxias (MA) nesta semana, em documento assinado pelo bispo Dom Sebastião Lima Duarte.
Google Street View Paróquia Menino Jesus de Praga em Timon (MA)

Na nota publicada pela Diocese de Caxias, o padre foi afastado cautelarmente do ministério sagrado, do ofício e do cargo eclesiástico, ficando proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia.

Um processo canônico, que corre em segredo, investiga o padre Raimundo Luzia. O documento já foi enviado ao Vaticano, em Roma, que dará prosseguimento à investigação de acordo com os protocolos da Igreja Católica.

A Polícia Civil do Maranhão confirmou ao PortalODia.com que uma investigação está em andamento para apurar as suspeitas contra o padre Raimundo Luzia.

Confira a nota da Diocese de Caxias

No recente comunicado (06/07) foi dito que estamos procedendo com nosso dever ao recebermos denúncias anônimas sobre o Pe. Raimundo Luzia e que por isso foi afastado cautelarmente do ministério sagrado e também de outro ofício ou encargo eclesiástico, como reza os documentos da Igreja Católica; foi proibido de celebrar publicamente a Santíssima Eucaristia e de exercer publicamente atos que requerem o poder de ordem sagrada. Para quem é padre, habitualmente com estas coisas, isto já é um castigo mesmo sem sê-lo formalmente.

O processo canônico corre em segredo e até próxima semana será enviado tudo para o Dicastério da Doutrina da Fé, no Vaticano em Roma e caberá a este serviço da Igreja proceder com restante da investigação e dar o veredicto final. Outro sim, nos atemos ao que rege as leis canônicas.

Considerando que a comunidade paroquial Menino Jesus de Praga no Parque Alvorada não pode ser penalizada e muito menos privada das graças e bênçãos de Deus dos sacramentos e ações sacramentais, levando em conta o bem espiritual de todos os paroquianos, RESOLVI nomear, pelos próximos dias o Pe. Francisco assumir a paróquia, ele que deixou junto com o Diácono em São João dos Patos o Diácono transitório Liliano para a missão em Parnarama já iniciada por eles.

O DIA.COM - TERESINA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.