PIAUÍ VAI RECEBER F$ 197 MILHÕES DO NOVO PAC PARA AMPLIAR ATENDIMENTO NO SUS.
Por Izabella Lima (com informações MS) - Reprodução/ Ministério da Saúde
O estado do Piauí será contemplado com R$ 197 milhões em investimentos por meio da segunda fase do Novo PAC Seleções, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo Governo Federal nesta semana. A expectativa é que os recursos viabilizem 759 novas entregas, entre obras, veículos e equipamentos de saúde em todo o estado.
Entre as principais ações previstas para o Piauí estão:
- Construção de 24 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
- Entrega de 348 combos de equipamentos para UBSs já existentes;
- Instalação de 266 kits de teleconsulta, que permitirão a realização de atendimentos especializados à distância;
- Envio de 32 unidades odontológicas móveis para atendimento itinerante em municípios do estado.
Além disso, o estado será beneficiado com a entrega de 84 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sendo 47 veículos para ampliação da frota e 37 para renovação.
Mais especialidades e descentralização do atendimento
Uma das principais entregas previstas no Piauí é a construção de uma policlínica na capital Teresina, que ampliará o acesso da população a atendimentos especializados. Também estão previstas quatro novas unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no estado, voltadas ao atendimento em saúde mental.
As UBSs que já funcionam em diversos municípios piauienses também serão reforçadas com novos equipamentos, como ultrassom portátil, retinógrafo para diagnóstico precoce de doenças da retina, espirômetro digital e câmaras frias para armazenamento de vacinas.
Segundo o Ministério da Saúde, essas ações integram o programa Agora Tem Especialistas, que visa diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, além de aliviar a sobrecarga da atenção especializada com o fortalecimento da atenção primária.
Mutirão nacional
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o PAC Saúde representa “um mutirão nacional de dignidade”, com foco em universalizar o atendimento de saúde e encurtar filas que, por anos, prejudicaram milhões de brasileiros.
“Quando o presidente Lula lançou o Agora Tem Especialistas, ele disse que esse programa era o sonho da vida dele. E é esse sonho que está virando realidade”, afirmou o ministro.
Nenhum comentário