RAFAEL FONTELES, PROMETE COOPERAÇÃO COM SÍLVIO MENDES APÓS REUNIÃO NO KARNAK
O Governador Rafael Fonteles revelou durante entrevista na manhã desta terça-feira (29) que irá cooperar com o prefeito Silvio Mendes após reunião realizada na segunda-feira (28) no Palácio de Karnak. Rafael Fonteles e o gestor da capital trataram da recuperação de créditos de ICMS devidos ao município e da possível adesão do Governo do Estado ao Refis 2026.
Fonteles reafirmou o compromisso de colaboração com todas as prefeituras do Piauí, incluindo a da capital.
“Nós temos tido a postura de sempre cooperar com os municípios piauienses, e claro que essa é a nossa conduta também com a capital. Há muita interação das políticas públicas do Estado com o município na saúde, segurança, educação, e em todas essas áreas queremos cooperar com todos os municípios e, claro, também com a capital”, afirmou.
O Refis 2026 está previsto para o próximo exercício fiscal e deve permitir a renegociação de dívidas tributárias, facilitando a regularização de passivos e ampliando a arrecadação. Já a pauta sobre o ICMS visa corrigir distorções na partilha dos tributos e aumentar a receita de Teresina.
Tarifaço de Trump
Ainda durante o encontro, Rafael Fonteles comentou os reflexos das recentes tensões comerciais entre Estados Unidos e China, agravadas por um novo pacote tarifário anunciado por Donald Trump. O governador destacou que, embora o principal mercado do Piauí seja o asiático, os desdobramentos preocupam.
“Temos uma preocupação, claro, porque o mercado americano é importante para o mercado brasileiro. No caso do Piauí, o mercado mais importante é o asiático, mas não deixa de ser uma preocupação. Torcemos para que o diálogo prevaleça e haja harmonia nessa relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos”, avaliou.
Segundo Fonteles, o governo federal e o Consórcio Nordeste estão mobilizados para proteger os exportadores. “Certamente o presidente Lula, o ministro Alckmin e todos os que procuram contribuir para essa solução, inclusive o Consórcio Nordeste, vão encontrar saídas para os exportadores do Piauí, do Nordeste e do Brasil”, concluiu.
CidadeVerde.com
Nenhum comentário