ESCOLA CRIA PROJETO PARA ALUNOS APRENDEREM LÍNGUA DE SINAIS.
Escola cria projeto para alunos aprenderem língua de sinais em Teresina.
Segundo a professora, o projeto foi criado após os alunos demonstrarem interesse em se comunicar com um aluno com deficiência auditiva.
Por Vitória Bacelar*, g1 PI
Uma escola estadual da Zona Norte de Teresina criou um projeto para ensinar a língua de sinais aos alunos. O “Sementinhas das Libras” foi desenvolvido no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pequena Rubim, após estudantes demonstrarem interesse em aprender e se comunicar com um colega com deficiência auditiva.
“Vi o brilho nos olhos deles quando acompanhavam as aulas com tradução em Libras. Muitos começaram a querer aprender também, então decidimos criar o projeto para toda a comunidade escolar — ouvintes e surdos — tornando o aprendizado acessível e divertido”, contou a professora e intérprete de Libras, Aura do Nascimento.
O projeto ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para 48 estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Em oficinas, os alunos criam materiais didáticos, jogos e regras para facilitar o aprendizado.
Entre os jogos criados pelos estudantes estão o Feirinha em Libras, em que os alunos simulam compras usando sinais, e uma versão adaptada do jogo Ludo, que ensina números e expressões básicas.
Após a criação, os materiais serão utilizados na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola, espaço que complementa o aprendizado de estudantes com deficiência.
A estudante da 2ª série, Jamylle Florêncio, afirmou que o impacto do projeto na escola é significativo. "Precisamos dar mais visibilidade à língua dos sinais e ampliar a inclusão das pessoas com surdez. Aprender Libras é aprender a respeitar", disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/z/FtREVURIWOFjBD2Z1RLQ/padrao-imagem-g1-2025-10-09t174710.639.png)
Escola cria projeto para alunos aprenderem língua de sinais em Teresina — Foto: Reprodução.
Nenhum comentário