PIAUÍ VAI RECEBER 24 DOSES DE ANTÍDO À INTOXICAÇÃO POR METANOL.
O medicamento integra o lote de 2,5 mil ampolas que o Ministério da Saúde começou a distribuir na quinta-feira (9) para reforçar o estoque estratégico do SUS.

Siga-nos no
O Piauí vai receber 24 unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, substância frequentemente ligada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O medicamento integra o lote de 2,5 mil ampolas que o Ministério da Saúde começou a distribuir na quinta-feira (9) para reforçar o estoque estratégico do SUS (Sistema Único de Saúde).
Conforme a pasta, a distribuição inicial prioriza os estados com maior número de casos suspeitos ou confirmados. No Piauí, dos quatro casos em investigação, três já foram descartados. São Paulo foi o primeiro a receber 288 unidades do medicamento, em razão do elevado número de casos.
Os demais estados com ocorrências suspeitas também receberão o antídoto: Pernambuco (68 unidades), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16). Em seguida, a distribuição será ampliada para todo o país, garantindo o abastecimento em todas as regiões. Permanecerão no estoque estratégico do Ministério da Saúde 1.000 ampolas.

Sinais e sintomas
Os sintomas por esse tipo de intoxicação podem demorar de 6 a 72 horas para aparecer. Fique atento se você ou alguém próximo apresentar:Sintomas iniciais: Sensação de embriaguez que não passa, acompanhada de náuseas, vômitos, dor abdominal forte ou desconforto gástrico.
Sintomas neurológicos: Dor de cabeça, tontura e confusão mental.
Ao apresentar qualquer um desses sintomas, especialmente alterações visuais, após a ingestão de bebida alcoólica procure imediatamente o serviço de emergência mais próximo.
MEIO NORTE
Nenhum comentário