POLÍTICA - COLUNA TEMPO REAL DE ELIVALDO BARBOSA.
Tempo Real - Elivaldo Barbosa - Blog CidadeVerde.com
Foto enviada à coluna

Deputados estaduais da base governista querem o governador Rafael Fonteles em campo na fase final de montagens de chapas proporcionais, principalmente para a Assembleia Legislativa. No último encontro, Rafael conversou com o presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), e os líderes do governo, Vinícius Nascimento (PT), do PT, Hélio Isaias, e do MDB, João Mádison. MDB e PT ajustam detalhes para o fechamento das chapas e os líderes querem presença e apoio do governador. Na estratégia governista, as chapas do PT e do MDB, que ainda não estão plenamente formadas, são prioritárias na eleição de deputados estaduais. No registro, encontro do governador com Severo Eulálio, o deputado federal Marcos Aurélio (PSD), e lideranças políticas ligadas aos parlamentares. A segunda-feira,20, foi marcada por muitos encontros de Rafael Fonteles com aliados que atuam no interior.
Foto enviada à coluna

A aliança cruzada MDB/PSD já repercute nas bases emedebistas no interior do Piauí. Em José de Freitas, foi confirmado acordo, com aval do Palácio de Karnak, que resultará em apoio à dobradinha João Mádison, deputado estadual pelo MDB, e Georgiano Neto, pré-candidato a deputado federal pelo PSD. O líder político Dinan Freitas (MDB), que disputou a prefeitura de José de Freitas em 2024, selou a parceria política num encontro que aconteceu no Palácio de Karnak. O governador Rafael Fonteles terá apoio dos dois grupos que disputaram a prefeitura de José Freitas.
Foto enviada à coluna

Aconteceu no final de semana, em Brasília, o 17º Congresso Nacional do PCdoB. O evento contou com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. O partido, pela primeira vez, alcançou a paridade de gênero na eleição da nova direção nacional e reconduziu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, na presidência da sigla; e como primeira vice-presidente Nádia Campeão. O PCdoB reafirmou compromisso com a reeleição do Presidente Lula.
O Piauí segue sendo representado pelo atual secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, além do ingresso da advogada e também membro do Comitê Estadual, Isadora Cortez no Comitê Central.
Foto enviada à coluna

O advogado Mário Basílio foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença durante solenidade alusiva ao Dia do Piauí. O advogado lidera a lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí pelo critério do quinto constitucional. O certame está penúltima fase. O Tribunal de Justiça definirá a lista tríplica e o governador Rafael Fonteles escolherá o futuro magistrado do TJ-PI.
Foto-Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles recebeu no Palácio de Karnak o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Júnior, e o deputado federal Juscelinho Filho (União Brasil), ex-ministro da pasta. Rafael fez um relato dos investimentos em tecnologias digitais e reforçou parcerias com o governo federal em projetos de conectividade na região Nordeste."Temos recebido apoio do governo federal ao consórcio Nordeste", afirmou Rafael Fonteles. Frederico Siqueira anunciou programas governamentais para o desenvolvimento das telecomunicações na região. "Nosso objetivo é fortalecer a infraestrutura de telecomunicações na região Nordeste, com novos data-centers, cabos submarinos e mais conectividade", afirmou o ministro. O governador Rafael Fonteles é o atual presidente do Consórcio Nordeste.
Foto enviada à coluna

O presidente Lula participou da abertura do congresso nacional do PCdoB ao lado da presidente da sigla, ministra Luciana Santos. Lula fez um discurso aprontando para a construção de ampla frente política para vencer as eleições em 2026 e derrotar a extrema direita no país. Encerrou a fala em tom de recado para a disputa de 2026. "Se for candidato não é pra disputar; é pra ganhar a eleição", disse o presidente.
O vice-presidente estadual do PL, Nel Lopes, informou à coluna que o partido apresentará chapas para Assembleia Legislativa e Câmara Federal no Piauí. "Já estamos trabalhando na formação das chapas, com filiações que resultarão em candidaturas competitivas no próximo ano", avisa Nel Lopes. O PL dispõe de trunfos atraentes para candidaturas em 2026. Tempo de propaganda, fundos partidário e eleitoral robustos são ferramentas para impulsionar projetos eleitorais. No Piauí o PL já apresentou o jornalista Toni Rodrigues como pré-candidato a governador e o presidente estadual, Thiago Junqueira, já confirmou pré-candidatura ao Senado.
Encontro que reuniu representantes do governo estadual, do Banco do Nordeste, do Movimento Lide Agro e da Aprosoja acertou encaminhamentos para antecipação de cadastros de produtores rurais interessados em compras de máquinas, implementos, insumos e animais durante a Expoapi 2025, em dezembro. Este ano os organizadores do evento estimam negócios superando a marca de R$ 300 milhões. Segundo Francisco Lopes, superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, a antecipação de cadastros permitirá agilidade na liberação de crédito. O advogado Adriano Holanda, presidente estadual do Lide Agro, a estratégia, associada a incentivos na redução do ICMS anunciados pelo governo do estado, contribui para aperfeiçoar o ambiente de negócios durante a Expoapi. O governo foi representado no encontro pelo secretário de Agronegócio, Fábio Xavier, que destaca tendência de negócios aquecidos durante a principal exposição agropecuária do Piauí.
São três na base governista: federação PT/PCdoB/PV, PSD e Republicanos. Na oposição somente a federação União Brasil/Progressistas demonstra musculatura política para formação de chapa para a Câmara Federal. O PL, outro segmento oposicionista, já lançou candidatos ao governo e para o Senado, mas ainda não revelou estratégia para a eleição proporcional. Este é o cenário do momento, faltando um ano para o pleito.
Segundo o deputado federal Jadyel Alencar, a chapa do Republicanos para a Câmara Federal é caminho sem volta na estratégia do partido para 2026. O Republicanos aposta na filiação do suplente de deputado federal Fábio Abreu, hoje filiado ao PSD, para reforçar a chapa federal da sigla. Jadyel não apenas confirma a estratégia, mas projeta conquista de duas vagas para o Republicanos na bancada piauiense. Jadyel, Fábio Abeu Abreu e a vereadora Ana Fidélis serão referências importantes na chapa proporcional da legenda.



Nenhum comentário