CHUVAS ULRAPASSAM 80 MM EM TERESINA E SE CONCENTRAM NA ZONA SUL DA CAPITAL


As chuvas registradas nas últimas 24 horas ultrapassaram 80 mm em Teresina, com maior concentração na zona Sul da capital. O acumulado superou a previsão inicial de 30 mm, no período monitorado entre 06h50 de ontem e 06h50 de hoje. Outras cidades do Piauí também apresentaram precipitações expressivas.

Conforme dados dos pluviômetros convencionais, os maiores acumulados foram:

  • Teresina (CHESF/ANA) — 86 mm
  • Teresina – Fazenda Cantinho (ANA) — 70 mm
  • São João da Fronteira (ANA) — 47 mm
  • Esperantina (ANA) — 37 mm
  • Cristino Castro (ANA) — 31 mm

Conforme a climatologista Sara Cardoso, professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o volume excepcional foi provocado pela interação de uma frente fria com a massa de ar quente que vinha atuando no estado.

“Temos uma explicação científica para isso. Essa banda de nuvens que está adentrando o Nordeste é chamada de frente fria. Como tínhamos uma massa de ar quente sobre o território piauiense, essa interação formou sistemas frontais, que produzem muita chuva”, explicou.

Segundo ela, a chuva era prevista, mas não nessa intensidade. “O previsto era cerca de 30 mm, mas registramos 80 mm. O erro foi apenas no acumulado. Na pré-estação chuvosa, é quando mais ocorrem divergências porque tudo pode acontecer, até granizo, como vimos esta semana”, afirmou.

Foto: INMET

Maior volume na zona Sul de Teresina

A climatologista destacou que as primeiras chuvas da pré-estação tendem a se concentrar na zona Sul e Sudeste, pois os primeiros sistemas promotores de chuva têm tendência de vir do sul. Por isso, os maiores acumulados ficaram nessa região.

Ela alertou para pontos onde o relevo favorece enxurradas, como no bairro Promorar, tendem a sofrer mais com os efeitos das chuvas.

“No Promora, a água converge para a avenida principal por causa do relevo. Ali já existiu um riacho, hoje canalizado. A água ganha velocidade e força de arrasto, levando carros, motos e até pessoas”, explicou.

O mesmo ocorre em áreas do Teresina Sul. “São regiões de convergência de água, que acumulam rapidamente e também apresentam força de arrasto”, pontuou.

Interior tem registro de chuva; tendência é de diminuição no fim de semana

O sul do estado também registrou precipitações. Em Picos, a chuva foi contínua durante a manhã.

“Hoje deve ser um dia totalmente chuvoso em Picos, mas com precipitação distribuída ao longo do dia, o que ajuda no escoamento. Amanhã também deve chover, e no sábado a tendência é de forte redução”, comentou.

A climatologista informou que a frente fria ainda atua sobre o Piauí, mas deve perder força nos próximos dias. No domingo e na segunda-feira, o sol volta a predominar. 

 CidadeVerde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.