Com 54 metros de altura, a maior estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima no mundo foi oficialmente entregue aos fiéis nesta quinta-feira (13), no município do Crato, região do Cariri cearense. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, do prefeito do Crato, André Barreto, além de demais autoridades estaduais e municipais.
A entrega do monumento reforça a tradição religiosa do Cariri, uma das regiões mais devotas do país. Para o governador Elmano de Freitas, o momento simboliza fé, identidade e pertencimento.
“É uma alegria enorme estar hoje na cidade do Crato, a cidade mais católica do Brasil. Essa nova imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato, do povo do Cariri”, afirmou.
O Governo do Ceará investiu mais de R$ 6 milhões na pavimentação da via de acesso à estátua. A obra, concluída em 2022, incluiu pavimentação asfáltica, meio-fio, sinalização e serviços complementares, garantindo melhor mobilidade e conforto aos visitantes.
A região movimenta, em média, R$ 2,5 milhões por ano apenas com o turismo religioso — um setor impulsionado por romarias, santuários e a forte tradição católica local.
“Aqui temos pessoas de vários estados. Não é qualquer região que tem a cidade mais religiosa do Brasil e dois santos — Padre Cícero e Menina Benigna. A fé desse povo é diferente, e isso destaca o Cariri”, reforçou Elmano.
O ministro Camilo Santana, natural do Cariri, destacou o simbolismo da obra para sua terra natal.
“Essa imagem simboliza esperança, proteção e consolo. Que este lugar seja sempre um espaço de oração e reflexão, porque o mundo precisa de mais amor, fraternidade e cuidado”, disse.
Devoção que move multidões
Durante toda a tarde, milhares de devotos de diversos estados chegaram ao entorno do monumento. Mais de 100 caravanas participaram da inauguração, celebrada com emoção e demonstrações de fé.
Entre os fiéis, estava Francineide Laurino, de 68 anos, moradora de Juazeiro do Norte. Ela carrega uma história marcada por fé e superação.
“Eu me emociono sempre que falo dela. Nossa Senhora de Fátima me ajudou tanto que não consigo explicar o sentimento”, relatou.
Francineide sofreu um grave acidente de moto, fraturou o fêmur e passou meses em cadeira de rodas. Atribui à intercessão da santa sua recuperação.
“Foi a minha fé nela que me fez levantar da cadeira de rodas, largar as muletas e voltar a andar. Eu agradecerei quantas vezes for preciso”, disse.
A empreendedora Eliane Castro, que vende artigos religiosos há 14 anos, também reforça a importância do novo santuário.
“Nossa Senhora de Fátima nos abençoa diariamente. Desde que a montagem da estátua foi concluída, o movimento aumentou muito. Estou feliz, porque meu sustento vem dessa fé”, declarou.
O bispo da Diocese do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, ressaltou o caráter espiritual do novo espaço.
“Estamos em uma região em que a fé faz parte da alma. Aqui, a vivência da fé transforma o coração”, celebrou.
A arte que nasce da dor e da fé
A grandiosa estátua é obra do escultor petrolinense Ranilson Viana, que transformou sua trajetória pessoal em inspiração artística.
“Tudo começou com o sonho de fazer um quarto para o meu filho, e cheguei até aqui. Meu filho não está mais comigo, mas ele me transformou em escultor”, recordou emocionado.
Para o artista, participar desse momento histórico é motivo de profunda gratidão.
“Através das minhas esculturas, levo conexão e a criação do nosso Criador. Estar aqui, neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o mundo, é indescritível”, afirmou.
Fonte: Ascom prefeitura de Crato-CE
Nenhum comentário