TIRIRICA DEIXA PARTIDO DE BOLSONARO E SE FILIA AO PSD.

Tiririca deixa PL e se filia ao PSD; deputado muda domicílio eleitoral de SP para o Ceará

O deputado federal Tiririca anunciou nesta quarta-feira (6) sua saída do Partido Liberal (PL) e sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) pelo Ceará. Com a mudança partidária, o congressista também alterou seu domicílio eleitoral, que até então era em São Paulo, estado pelo qual disputava eleições desde 2010. Nas redes sociais, Tiririca divulgou um […]
 Foto: Divulgação/Instagram @domingosneto

O deputado federal Tiririca anunciou nesta quarta-feira (6) sua saída do Partido Liberal (PL) e sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD) pelo Ceará. Com a mudança partidária, o congressista também alterou seu domicílio eleitoral, que até então era em São Paulo, estado pelo qual disputava eleições desde 2010.

Nas redes sociais, Tiririca divulgou um vídeo em que comemora a nova fase política. “Estou no Ceará, estou de volta, de volta para minha terra”, afirmou. Acrescentou ainda que pretende exercer seu mandato de forma “séria” e “sem palhaçada”.

A mudança foi saudada pelo deputado federal Domingos Neto (PSD-CE), coordenador da bancada cearense na Câmara, que também se manifestou por meio de rede social. “Seja bem-vindo ao PSD, contamos contigo para melhorar ainda mais nossas ações de acesso à cultura e defesa dos profissionais do humor, do circo e música do Ceará”, escreveu.

Nascido no Ceará, Tiririca construiu sua trajetória política em São Paulo, por onde foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010 — na ocasião, tornou-se o parlamentar mais votado do país. Sua atuação na Câmara foi marcada principalmente pela defesa de pautas ligadas à cultura. Ao longo de mais de uma década no Legislativo, teve apenas duas propostas como autor ou coautor aprovadas em plenário: uma que reconheceu a atividade circense como manifestação cultural na Lei Rouanet, e outra que instituiu o Programa de Cultura do Trabalhador, com o “vale-cultura”.

Nos últimos anos, o deputado tem enfrentado desafios fora do campo legislativo. Em 2024, passou a ser investigado por denúncia de importunação sexual feita por um profissional de manutenção, que o acusou de tê-lo tocado de forma inadequada nas nádegas, por cima das roupas.

Em 2025, Tiririca votou a favor da PEC da Blindagem, que buscava dificultar a abertura de processos criminais e prisões de parlamentares — proposta rejeitada pelo Senado após forte reação pública. Também apoiou o boicote à Medida Provisória que pretendia elevar impostos sobre casas de apostas (bets), fintechs e outros investimentos, além de ter se posicionado favoravelmente ao aumento do número de deputados federais.

O CAFEZINHO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.