VALOR ECONÔMICO DESTACA PIAUÍ COMO POLO DE CRESCIMENTO SUSTENTAVÉL E INOVAÇÃO.

Educação, infraestrutura e energia.

O Piauí foi destaque na edição especial da revista Valor Econômico – Estados (outubro/2025), que apontou o estado como um novo polo de desenvolvimento sustentável na região Nordeste. A publicação ressaltou avanços em educação, infraestrutura, energia limpa e atração de investimentos, apontando a gestão do governador Rafael Fonteles como referência na combinação de políticas sociais e abertura econômica.

Foto: governo do estado do Piauí

Segundo a reportagem, o “superchoque educacional e tecnológico” é um dos pilares do modelo estadual, com escolas de ensino médio em tempo integral e formação técnico-profissional. O percentual de matrículas em tempo integral subiu de 21,5% em 2022 para 78,9% em 2025, enquanto o índice de alfabetização na idade certa também apresentou avanços significativos. Iniciativas como o Piauí Saúde Digital e protocolos de tecnologia aplicados à segurança pública mostram como o investimento em inovação tem ampliado a qualidade dos serviços essenciais.

O estudo ainda destaca a atuação do estado na abertura econômica, com investimentos de R$ 180 milhões via Investe Piauí, atraindo empresas nos setores de mineração, inteligência artificial, aviação regional e hidrogênio verde. Com 99,75% da matriz energética limpa, o Piauí se consolida como produtor de energia solar e eólica, além de atrair megaprojetos internacionais, como os R$ 27 bilhões da empresa espanhola Solatio na ZPE de Parnaíba. Infraestrutura, logística, inclusão social e saneamento básico completam o cenário de crescimento sustentável apontado pela publicação.

Fonte: Governo do Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.