ARTESÃOS DO PIAUÍ PODEM SE INSCREVER PARA REPRESENTAR O ESTADO EM FEIRA NACIONAL.
Por Izabella Lima (com informações Surdapi
Foto: Ascom Surdapi

Artesãos piauienses já podem se inscrever para representar o estado no 22º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado de 13 a 17 de maio de 2026, em São Paulo. O processo seletivo foi aberto pelo Governo do Piauí e o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (20)
Ao todo, serão disponibilizadas sete vagas para participação em estande coletivo de 50 metros quadrados, com apoio institucional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A seleção contempla artesãos individuais, mestres artesãos com Carteira Nacional válida, além de entidades representativas, como associações, cooperativas e grupos de produção artesanal.
Entre as vagas previstas estão:
- 1 vaga para mestre artesão;
- 2 vagas para entidades representativas ou grupos;
- 1 vaga para artesão PcD;
- 1 vaga para artesão indígena;
- 1 vaga para artesão quilombola.
Os candidatos precisam estar cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e ter disponibilidade para viajar e comercializar os produtos durante o evento.
O edital aceita produções nas categorias de arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo conceitual, além de artesanato indígena e quilombola. A avaliação levará em conta critérios como vínculo com a cultura popular, criatividade, originalidade, potencial de comercialização, reconhecimento público e participação em capacitações. Para ser classificado, o candidato precisa alcançar pelo menos 50 pontos.
O governo oferecerá a estrutura do estande, incluindo locação do espaço, montagem, manutenção e desmontagem, custeadas com recursos federais. Também ficará sob responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) o transporte das peças entre Teresina e São Paulo. Já despesas pessoais com passagem, hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pelos selecionados.
As inscrições podem ser feitas:
- Presencialmente, na sede da Sudarpi, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, entre 20 e 23 de fevereiro, das 8h30 às 12h30;
- Por e-mail, até 23 de março, pelo endereço sudarpiedital@gmail.com;
- Por formulário eletrônico, disponível no edital.
É obrigatória a apresentação de formulário preenchido, documentos pessoais, portfólio com imagens das peças e os termos exigidos no edital.
O resultado preliminar está previsto para 9 de abril e o resultado final para 17 de abril. A iniciativa tem como objetivo ampliar a visibilidade do artesanato piauiense, fortalecer a comercialização e valorizar a produção cultural do estado em âmbito nacional.
CIDADEVERDE.COM


Nenhum comentário