DISPARADA NO PREÇO DO DIESEL FAZ CAMINHONEIROS AMEAÇAREM GREVE NACIONAL.

Caminhoneiros ameaçam greve

Caminhoneiros ameaçam greve | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Um aumento de 18,86% no preço do diesel, registrado desde o fim de fevereiro, tem gerado forte reação entre caminhoneiros e entidades do setor, que já ameaçam uma nova paralisação nacional — ainda sem data definida. A alta é atribuída, principalmente, aos impactos da guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã no mercado internacional de petróleo. Diante disso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) manifestou apoio ao movimento e cobrou medidas do governo federal para conter o que considera reajustes abusivos.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

A mobilização vem sendo articulada por entidades como a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) e o Sindicato dos Caminhoneiros de Santos (Sindicam). De acordo com o presidente da Abrava, Wallace Landim, o Chorão, uma assembleia com representantes de vários estados aprovou a possibilidade de paralisação.

O governo federal acompanha o cenário e admite preocupação com o risco de greve. Como tentativa de reduzir a pressão, o Palácio do Planalto anunciou, na última quinta-feira (12), a isenção das alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel. Ainda assim, pouco depois da medida, a Petrobras aplicou um reajuste de 11,6% no preço do combustível nas refinarias, mantendo o clima de insatisfação no setor.

PORTAL R10

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.